Região Nordeste
Petrobras contrata navio para Terminal de Regaseificação da Bahia
Excelerate Sequoia tem capacidade de armazenamento de 173 mil m³ e capacidade de regaseificação de 23 milhões de m³ por dia
A Petrobras firmou um contrato de dez anos com a empresa Excelerate Energy para utilizar um navio que irá operar no Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Bahia (TR-BA). Com capacidade de armazenamento de 173 mil metros cúbicos e capacidade de regaseificação de 23 milhões de metros cúbicos por dia, o Excelerate Sequoia é considerado equiparável aos mais modernos da frota mundial.
O Excelerate Sequoia é uma embarcação regaseificadora de GNL que converte o gás natural importado do seu estado líquido para gasoso. Essa parceria assegurará que, nos próximos dez anos, ambos o Terminal de Regaseificação de GNL da Baía de Guanabara (TR-BGUA) e o TR-BA possam operar simultaneamente.
“A contratação visa garantir a continuidade operacional do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia, cuja posse retorna para a Petrobras em 1º de janeiro de 2024, após o término do arrendamento para a Excelerate. Com isso, garantimos nossa capacidade de oferta para atendimento aos compromissos assumidos, em consonância com o previsto no Planejamento Estratégico da companhia”, assegurou o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.