A Petrobras diz que o acordo se alinha com a meta de liderar a transição energética, cujos esforços estão definidos no Plano Estratégico 2050 e no Plano de Negócios 2025-2029. Foto: Divulgação/Agência Petrobras
Região Sul
Petrobras e CSN firmam acordo para projeto de hidrogênio de baixo carbono
Acordo entre as duas empresas visa desenvolver uma planta no Paraná, com foco em inovação e sustentabilidade
A Petrobras anunciou a assinatura de um Protocolo de Intenções com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e sua subsidiária CSN Inova Soluções SA, voltada a projetos de inovação. Por meio de um comunicado emitido na quinta-feira, dia 19, a estatal revelou que o acordo marca o início da estruturação de uma parceria estratégica para a implantação de uma planta comercial de hidrogênio de baixo carbono no estado do Paraná.
O hidrogênio de baixo carbono, obtido por eletrólise da água com o uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, é uma alternativa sustentável que pode ser empregada em processos industriais ou como combustível. A iniciativa busca acelerar os esforços de descarbonização das operações e produtos das duas empresas.
De acordo com a Petrobras, a parceria com a CSN está alinhada com seu objetivo de liderar a transição energética. Esses esforços são definidos no Plano Estratégico 2050 e no Plano de Negócios 2025-2029, que priorizam a redução de emissões e a ampliação de soluções sustentáveis no portfólio da companhia.
A estatal afirma também que, além de mitigar riscos e fortalecer a governança corporativa, a colaboração entre as empresas facilitará o compartilhamento de experiências, informações e tecnologias para desenvolver projetos de alto impacto no setor energético.
O Grupo CSN
Um dos maiores complexos siderúrgicos integrados do mundo, o Grupo CSN tem forte presença no Brasil e em países como Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Suíça. Suas operações abrangem uma ampla gama de ativos, incluindo uma usina siderúrgica integrada, minas de ferro e outros minerais, terminais portuários, ferrovias, distribuidoras de aço e participação em usinas hidrelétricas.