Os presidentes da Petrobras e da Transpetro, que cumprem agenda pelo sul do país, visitaram as instalações do Estaleiro Rio GrandeCrédito: Divulgação/Portos RS
Região Sul
Petrobras e Transpetro anunciam intenção de retomada da indústria naval no RS
Presidente da estatal recebeu nota técnica da Autoridade Portuária com sugestões sobre retomada do setor
Os presidentes da Petrobras, Jean Paul Prates, e da Transpetro, Sérgio Bacci, anunciaram uma intenção de retomada da Indústria Naval na Zona Sul do Rio Grande do Sul. Os dois, que cumprem agenda pelo sul do país, estiveram ontem (30) no Estaleiro Rio Grande.
Uma das autoridades presentes no encontro, Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, Autoridade Portuária gestora dos portos de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas, entregou uma nota técnica a Prates contendo sugestões que poderiam auxiliar na retomada do setor na Zona Sul do estado.
Entre os pontos listados no documento, destacam-se a ausência de uma política nacional de incentivo e sugestão de revisão da forma de contratação de construção de plataformas no país.
Durante a agenda, os integrantes da comitiva puderam visitar o espaço do estaleiro Rio Grande e ver in loco as potencialidades da estrutura.
“As estruturas estão prontas para trabalhar. Estamos aqui analisando as condições finais para a retomada de todo esse processo no Brasil todo, mas particularmente aqui é simbólico para nós”, afirmou o presidente da Petrobras.
Investimentos
Dando continuidade à agenda, a comitiva participou de uma reunião na Câmara do Comércio, promovida pela Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR), na qual foi tratada a implementação de testes na produção de biocombustíveis, a partir da utilização de matéria prima renovável.
A estatal vai realizar um investimento de R$ 45 milhões para transformar a RPR na primeira biorrefinaria do país. A expectativa é de que os primeiros testes aconteçam no mês de novembro deste ano.
De acordo com Prates, os testes na RPR demonstram o compromisso da companhia com a transição energética, uma vez que a Petrobras possui participação acionária na refinaria, junto à Ultra e a Braskem.
“A Petrobras é pioneira no desenvolvimento de tecnologia capaz de impulsionar oportunidades para o biorrefino no Brasil. Em parceria com os nossos sócios na Refinaria de Petróleo Riograndense, estamos perseguindo a descarbonização dos nossos processos, gerando produtos com conteúdo renovável, mais sustentáveis e eficientes para a sociedade”, analisou Jean Paul Prates.
Hub
Presente na reunião promovida pela RPR, o governador Eduardo Leite (PSDB) reiterou que o investimento feito pela Petrobras irá se somar às iniciativas do governo gaúcho para transformar o estado em um grande hub de produção de energia, a partir de meios sustentáveis.
“A gente sabe que esses R$ 45 milhões de reais para investimentos na fase de testes são um primeiro passo concreto que vai viabilizar um investimento muito maior do que este”, afirmou o governador.