sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Diesel R, fornecido pela Petrobras, está sendo utilizado em uma locomotiva que opera na estrada de ferro administrada pela Vale que conecta o Espírito Santo a Minas Gerais (Foto: Judeu Marc/Vale)

Nacional

Petrobras e Vale selam parceria para avançar na descarbonização

19 de outubro de 2024 às 9:28
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Empresas colaboram no desenvolvimento de combustíveis com conteúdo renovável e soluções para o setor de mineração e transporte

A Petrobras e a Vale firmaram um acordo para o fornecimento de produtos que priorizam a competitividade e o avanço na descarbonização. O contrato inclui o uso do Diesel R em veículos da mineradora. A assinatura ocorreu na sexta-feira (18), no Rio de Janeiro, com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do presidente da Vale, Gustavo Pimenta.

O acordo estabelece uma colaboração entre as empresas para identificar oportunidades de negócios em baixo carbono, incluindo diesel coprocessado com conteúdo renovável, gás natural e bunker com 24% de conteúdo renovável. O Diesel R, fornecido pela Petrobras, está sendo utilizado em uma locomotiva que opera na estrada de ferro do Espírito Santo a Minas Gerais, além de um caminhão fora de estrada com capacidade para 214 toneladas, que atua na mina Fábrica Nova, no Complexo Mariana (MG).

Esse é o primeiro caso de venda do diesel coprocessado com conteúdo renovável da Petrobras diretamente para um consumidor final. Produzido pela companhia a partir do coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas de origem vegetal, o diesel B R5 contém, além do conteúdo renovável, uma mistura obrigatória de 14% de biodiesel, resultando em um combustível com 18,3% de conteúdo sustentável. “Estamos desenvolvendo combustíveis cada vez mais verdes e honrando nosso compromisso de descarbonização das nossas atividades. A parceria com a Vale é mais uma concretização do objetivo da Petrobras de aperfeiçoar a capacidade produtiva e a estrutura logística da empresa, para entregar ao mercado produtos mais verdes. Como o Diesel R e reforçar nossa estratégia de descarbonização”, afirma a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

“Estamos muito felizes em anunciar essa ampla parceria com a Petrobras, que traz benefícios para ambas as companhias e cria valor para o Brasil”, destaca o presidente da Vale, Gustavo Pimenta. “O acordo reforça o compromisso da Vale de promover a descarbonização das suas operações e de oferecer soluções para reduzir as emissões de seus clientes, aproveitando, assim, o diferencial competitivo do Brasil em combustíveis renováveis”.

A Petrobras é pioneira no desenvolvimento de diesel com conteúdo renovável. O Diesel R é um diesel S10 que contém um percentual de HVO (óleo vegetal hidrotratado, na sigla em inglês) em sua composição. A parte renovável é quimicamente idêntica ao óleo diesel mineral, sendo obtida por meio do hidrotratamento de matéria-prima renovável (óleos vegetais). Assim, o combustível não requer modificações em veículos ou estruturas de armazenamento para seu uso. Trata-se de um produto patenteado pela Petrobras, que atualmente conta com 5% de renováveis.

Gás e bunker

O acordo também inclui a colaboração para modelos mais competitivos de fornecimento de gás natural, essencial na produção de pelotas e no briquete de minério de ferro – um produto desenvolvido pela Vale que ajuda a promover a descarbonização da siderurgia. Além disso, a aliança prevê a comercialização pela Petrobras de uma mistura de bunker com baixo teor de enxofre e 24% de biodiesel para testes em uma embarcação de transporte de minério de ferro a serviço da Vale.

A cerimônia de assinatura do contrato aconteceu no Rio de Janeiro, com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do presidente da Vale, Gustavo Pimenta (Foto: Carlos Eduardo Livino/Agência Petrobras)

Compartilhe:
TAGS descarbonização petrobras Vale