sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O projeto terá duração de três anos e, segundo a Petrobras, visa avaliar a produção e utilização do hidrogênio produzido a partir da eletrólise da água com o uso de energia solar (Crédito: Luiz Fernando Almeida Fontenele/Agência Petrobras)

Região Nordeste

Petrobras investirá R$ 90 milhões em planta piloto para hidrogênio verde no RN

Atualizado em: 9 de fevereiro de 2024 às 9:35
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Projeto terá duração de três anos e visa avaliar a produção e utilização do hidrogênio produzido a partir da eletrólise da água

A Petrobras anunciou na quarta-feira (7) que irá construir uma planta piloto de eletrólise para produção de hidrogênio verde no estado do Rio Grande do Norte. A estatal assinou um Termo de Cooperação com o Instituto Senai de Energias Renováveis para a realização do projeto, que contará com investimentos na ordem de R$ 90 milhões.

O projeto terá duração de três anos e, de acordo com a Petrobras, tem o objetivo de avaliar a produção e utilização do hidrogênio produzido a partir da eletrólise da água com o uso de energia solar. O hidrogênio produzido será usado para analisar o desempenho e integridade estrutural de microturbinas durante a combustão de misturas de hidrogênio e gás natural.

Serão utilizadas instalações da usina fotovoltaica Alto Rodrigues, da Petrobras, no Rio Grande do Norte. A usina, construída originalmente para fins de pesquisa e desenvolvimento, será ampliada de 1 MWp (megawatt-pico) para 2,5 MWp. O aumento serve para suprir a demanda da unidade piloto de eletrólise.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirma que a iniciativa irá contribuir com o estudo de viabilidade econômica de projetos de hidrogênio de baixo carbono e seus derivados. “Entre os benefícios para a empresa estão o desenvolvimento de conhecimento sobre o comportamento de equipamentos em função da mistura de hidrogênio ao gás natural, visando modelos de negócio de interesse da companhia”, afirmou em nota.

A empresa avalia a substituição do hidrogênio fóssil usado nos processos de refino pelo de origem renovável. A ideia é estimular o crescimento da indústria no país.

Compartilhe:
TAGS esg H2v hidrogênio verde inovação investimento Rio Grande do Norte sustentabilidade