Em um ano, foram transportados pelo Santa Maria 2 milhões de litros de querosene de aviação (Crédito: Divulgação)
Sustentabilidade
Petroleiro construído para abastecer Noronha completa um ano em operação
Embarcação foi construída pela Agemar e possui configuração específica para preservar ecossistema local
Em janeiro de 2023, a embarcação Santa Maria, construída pela empresa de logística Agemar, completa um ano realizando as operações de abastecimento de combustíveis de Fernando de Noronha de forma sustentável.
Isso porque o petroleiro foi construído com uma configuração específica para preservar o ecossistema local, o que inclui fundo e costado duplos, instrumentos de navegação com tecnologia de última geração e certificações expedidas por entidades classificadoras internacionais em todas as etapas do projeto, inclusive a ISO 14.001 (desempenho ambiental).
“Noronha é um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo, por isso não medimos esforços para garantir a máxima segurança nas operações logísticas realizadas no arquipélago”, explica Leonardo Cardoso, diretor executivo da área de transporte marítimo da Agemar.
A empresa investiu R$ 15 milhões na construção do navio tanque, que opera exclusivamente na rota Recife/Fernando de Noronha transportando gasolina, querosene de aviação e óleo diesel para geração de energia elétrica.
Em operação há 12 meses, a nova embarcação também viabilizou, segundo o diretor, a instalação de um Posto de Abastecimento de Aeronaves (PAA) em Noronha, possibilitando assim as condições necessárias para a consolidação do turismo sustentável, principal atividade econômica local.
Outro benefício foi o fato de o navio, que possui uma capacidade para transportar 440 mil litros, oferecer mais segurança e regularidade ao processo de suprimento de combustíveis necessários para a geração constante de energia elétrica para a população e para o abastecimento de veículos.
Cardoso acrescenta que a implantação do PAA permitiu ainda a ampliação da capacidade de carga dos aviões, facilitando o transporte de mercadorias para atender as necessidades da população da ilha.
“Ao todo, foram transportados pelo Santa Maria, nos últimos 12 meses, cerca de 2 milhões de litros de querosene de aviação, 4,3 milhões de litros de diesel para geração de energia e 1 milhão de litros de gasolina para automóveis”, acrescenta o executivo.