Em nova operação a Polícia Federal apreendeu drogas no lago de ItaipuCrédito: Divulgação/Polícia Federal
Região Sul
PF destrói mais portos clandestinos do tráfico na fronteira com o Paraguai
Os policiais identificaram três pontos de apoio nas margens do lago de Itaipu, localizados na altura do município de Santa Helena (PR)
Equipes da Polícia Federal e agentes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil do Paraná realizaram mais uma operação para desarticular os chamados portos clandestinos. Nesta última semana, autoridades voltaram a atacar a estrutura logística das quadrilhas que atuam no lago de Itaipu, na divisa entre o Brasil e Paraguai, especializadas na internalização de mercadorias contrabandeadas e de entorpecentes.
Os policiais identificaram três pontos de apoio nas margens do lago, localizados na altura do município de Santa Helena (PR), utilizados para o transbordo de produtos ilícitos que eram trazidos do Paraguai.
Segundo as autoridades, os locais possuíam, além de área para atracação de embarcações, local para depósito de mercadorias e ligações para estradas vicinais, utilizadas para o escoamento de todo material ilegal vindo do país vizinho.
Na operação, os policiais destruíram os três pontos de apoio, incluindo os portos clandestinos, dificultando a estrutura logística de traficantes e contrabandistas. As investigações prosseguem para localizar mais portos e pessoas envolvidas com o tráfico internacional de drogas.
Apreensão
No dia 20 de abril, a PF, em conjunto com as Polícias Militar e Civil, apreendeu cerca de 200 kg de maconha no lago Itaipu.
Durante patrulhamento ostensivo, os policiais identificaram uma embarcação realizando o trajeto de volta para as margens do Paraguai e iniciaram uma série de levantamentos para localizar o local onde teria ocorrido o provável descarregamento de volumes trazidos do país vizinho.
Após algumas vistorias em portos clandestinos da região, foram localizados diversos fardos escondidos no meio da mata ciliar, próximo a uma trilha local, envoltos por fitas plásticas.
Ao abrirem, os policiais encontraram a droga, que foi apreendida e encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para a adoção das medidas judiciais pertinentes. Ninguém foi preso.
Força-tarefa
Entre os dias 10 e 15 de abril, na região de Guaíra, no Oeste do Paraná, ocorreu uma operação integrada entre autoridades, estaduais e municipais que resultou na explosão de 12 portos clandestinos, usados para o tráfico internacional de drogas e armas.
De acordo com a Polícia Federal, esta foi a oitava edição da força-tarefa desde 2021, visando a retomada destes pontos estratégicos, complementando uma série de táticas especiais aplicadas através da convergência de propósitos das forças de segurança locais em estancar a capacidade logística das organizações criminosas da região.