A investigação parte da apreensão de 790 kg de cocaína há oito meses. Droga estava escondida em uma carga de café destinada ao Porto de Hamburgo, na Alemanha (Divulgação/Polícia Federal)
Porto de Santos
PF intensifica combate ao tráfico após achar cocaína em carga de café em Santos
Operação Cygnus foi deflagrada na manhã de ontem. Uma arma de fogo sem registro foi apreendida
A Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem (7) a Operação Cygnus, com o objetivo de intensificar o combate ao tráfico internacional de drogas no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Uma arma de fogo sem registro foi apreendida durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.
Segundo a corporação, o crime que deu origem à investigação ocorreu há exatos oito meses, no dia 7 de abril, quando 790 quilos de cocaína foram encontrados em uma carga de 21 toneladas de café, que tinha como destino o Porto de Hamburgo, na Alemanha. A droga estava embalada em tabletes e acondicionada junto ao café dentro de um contêiner.
Na ocasião, a carga foi selecionada para inspeção durante ação de gestão de riscos da Receita Federal. A droga foi localizada com o auxílio de escâner e cães farejadores, apreendida e entregue à Polícia Federal, que instaurou inquérito e deu prosseguimento às investigações.
O crime de tráfico internacional de entorpecentes está previsto na Lei 11.343 de 23/08/2006.