O nome Piatec tem o objetivo de reforçar o diferencial da companhia, destacando o investimento em soluções tecnológicas e na maior eficiência para os serviços prestados (Foto: Divulgação/Piatec)
Inovação
Piacentini do Brasil passa a se chamar Piatec
Em entrevista exclusiva ao BE News, CEO da empresa detalha estratégia, com foco em tecnologia e novos mercados
Uma das empresas de engenharia e infraestrutura mais tradicionais do país está mudando de nome. A Piacentini do Brasil passa agora a se chamar Piatec. Apesar da alteração, a companhia mantém seu compromisso de continuar investindo em tecnologia e em busca de novos mercados.
O grupo italiano Piacentini realizou sua primeira operação no Brasil em 2012, atendendo a um cliente global que estava construindo um terminal privado em Guarujá – estrutura que integra o Porto de Santos. Após essa obra, sócios da empresa decidiram ficar no país, dando início à Piacentini do Brasil.
De lá para cá, a maioria dos sócios voltou para a Itália e em 2022 a companhia se estabeleceu como uma instituição à parte do grupo europeu, tornando-se 100% brasileira.
Após 12 anos de atuação no Brasil, a Piacentini anuncia uma nova fase com um novo nome: Piatec. Essa estratégia foi detalhada pelo CEO da empresa, Sergio Ubirajara Pugliesi Melotti, em entrevista exclusiva para o BE News. “É um nome mais curto, mais direto. Ele traz a raiz da empresa Piacentini do Brasil e evolui com a tecnologia englobada nela”.
Segundo o executivo, a nova marca tem o objetivo de reforçar o diferencial da companhia, destacando as soluções tecnológicas elaboradas por meio de uma estrutura com equipamentos modernos oferecidos por ela própria. Uma iniciativa que traz mais eficiência para os serviços prestados pela empresa, que também procura se manter atualizada em relação à agenda sustentável e de ESG, sigla em inglês que faz referências às boas práticas ambientais, sociais e de governança.
“A empresa está investindo muito em tecnologia e em equipamentos novos, modernos, eficientes, muito mais environmental friendly”, declarou Melotti, usando um termo em inglês para reforçar que esse maquinário agride menos o meio ambiente.
O CEO da Piatec enfatiza que, ao longo dos últimos cinco anos, a empresa está “revolucionando todo o jeito de atuar no mercado de construção civil”.
“Temos uma engenharia própria, engenharia moderna, que usa muito aço, muitas estruturas metálicas, que em curto prazo de execução tira um pouco da demora que normalmente existe na construção civil. E agora, com equipamentos mais eficientes, conseguimos trazer novidades, soluções novas, sempre mais direcionadas às demandas do nosso cliente”, complementou.
A Piatec possui vários equipamentos avançados à disposição, evitando a terceirização para alocar as máquinas utilizadas nas obras. Mas na opinião de Sergio Melotti, o segredo da eficiência no trabalho da companhia está no uso estratégico de toda essa estrutura. E o objetivo, segundo ele, é sempre o mesmo.
“Obras mais curtas, mais baratas. Soluções que usam o equipamento da maneira correta e não o equipamento que se tem à disposição no mercado”, afirmou.
Todo esse serviço de excelência faz com que a Piatec seja cada vez mais procurada por potenciais clientes. De acordo com o CEO, a empresa tem recebido diversas propostas, vindas de todas as regiões do país e de diferentes segmentos.
Mineração
Além de expandir sua atuação no setor marítimo, a companhia busca se consolidar na área de mineração, atuando ao lado de nomes importantes do setor, conforme detalhou o executivo.
“A partir de 2016 passamos a atuar muito nesse segmento, juntamente com a Samarco, com a Vale, com ArcelorMittal. É um segmento importante, cujas obras demandam muito investimento e muita engenharia diferenciada”, disse Sergio Melotti.