sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Durante a visita ao PIER71, as conversas foram sobre maneiras de cooperação entre os países para o setor de inovação e até um possível escritório da plataforma no BrasilCrédito: Divulgação

Singapura

PIER 71, em Singapura, está aberto a cooperar com o setor tecnológico do Brasil

Atualizado em: 25 de abril de 2023 às 9:45
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Comitiva da Missão Portuária – Brasil Export 2023 visitou o principal ecossistema de inovação do país do sudeste asiático

O PIER71, principal ecossistema de inovação de Singapura focado no setor marítimo, está aberto a cooperar com o setor tecnológico brasileiro. Em princípio, a ideia é receber startups nacionais na sede asiática, bem como enviar equipes de empresas de lá ao Brasil para troca de conhecimentos.

A informação foi repassada pelo presidente do Conselho do Singapura Export, Joel Julius, que está em Singapura e faz parte da comitiva da Missão Portuária – Brasil Export 2023, que começou ontem (24) e segue até sexta-feira (28).

Joel explicou que o primeiro dia no país foi “muito produtivo”, com três reuniões de trabalho. Durante a passagem pelo PIER71, segundo ele, as conversas foram sobre maneiras de cooperação entre os países para o setor de inovação e até um possível escritório da plataforma no Brasil.

“O PIER71 é referência quando falamos de inovação e há muitas oportunidades de cooperação tanto no sentido de levar startups brasileiras para Singapura, como o caminho contrário. Eles estão abertos a essa possibilidade. Eles também já têm muitos escritórios no mundo e nem um na América Latina, então a gente entende que o Brasil está em ótima posição para recebê-los e que o Brasil Export pode ser o parceiro ideal”, explica Julius.

Questionado sobre qual seria o impacto de uma possível representação do PIER71 no Brasil, Joel disse que o grande trunfo da iniciativa é unificar as demandas da indústria e da economia e propor soluções para elas.

Além disso, a partir do momento em que uma marca bem estabelecida, com um rol de 100 startups, chegar ao Brasil, vai trazer mais “dinamismo ao setor portuário brasileiro, um novo modelo de negócio e o impulsionamento à cooperação internacional, que é o grande forte que qualquer sistema de startup pode oferecer”, detalha.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo, que está na comitiva, também acredita que a experiência do PIER71 pode ser aplicada no Brasil.

“Podemos ter algum tipo de hub de inovação portuária e eu sugiro que seja em Santos (SP), quem sabe em uma parceria com o Parque Tecnológico da cidade ou com o próprio Hub do Brasil Export. O modelo aplicado em Singapura é muito inspirador”, diz.

Além de Julius e Caputo, o grupo que visita o país asiático conta com a presença de autoridades como os diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Felipe Queiroz e Lucas Asfor; o presidente da Companhia Docas da Paraíba (CDP), Ricardo Barbosa; o secretário de Governo da Prefeitura de Santos, Fábio Ferraz; do CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, e de integrantes do grupo que venceu o Brasil Hack Export, maratona tecnológica promovida pelo grupo Brasil Export em 2020.

Ontem, além do PIER71, a comitiva visitou mais duas empresas: a Technology Center for Offshore and Marine (TCOMS), que é um centro de última geração para simulações de plataformas e navios em diversas realidades marítimas; e a Crimson Logic, que oferece soluções para a facilitação do comércio global.

Mais visitas

Hoje (25), o grupo vai visitar a Rocktree, companhia que é líder mundial em soluções logísticas para o transporte marítimo de granéis sólidos e especializada em terminais offshore. Em seguida, segue para a Sea-Ásia, uma feira voltada à inovação portuária com stands do PIER71, MPA (Maritime Port Authority), SMI (Singapore Maritime Institute) e diversas start-ups.

Já na quinta-feira (27), durante visita à Embaixada do Brasil em Singapura, o CEO Fabrício Julião fará o lançamento do fórum internacional Singapura Export.

O anúncio é mais um passo na internacionalização do Brasil Export, que já conta com dois eventos realizados em solo estrangeiro: o Portugal Export, lançado no ano passado, em Sines e Lisboa, e o Mercosul Export, que fará sua estreia no próximo semestre, no Uruguai.

Compartilhe:
TAGS brasil export principal ecossistema de inovação setor marítimo setor tecnológico Singapura startups nacionais