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O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve na sede administrativa do Porto de Santos, onde apresentou o plano estratégico para o complexo marítimo (Foto: Helder Lima/Prefeitura de Guarujá)

Porto de Santos

Costa Filho apresenta plano estratégico que prevê R$ 21 bi em investimentos

Atualizado em: 12 de março de 2024 às 9:45
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Até 2028 os aportes serão aplicados em pelo menos 12 projetos de infraestrutura e acessos do cais santista

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou na segunda-feira, dia 11, de uma solenidade na sede administrativa do Porto de Santos (SP), onde foi divulgado o plano estratégico para o complexo marítimo que prevê um total em investimentos de R$ 21,28 bilhões até 2028. Conforme divulgado, o aporte será repartido entre investimentos públicos e PPPs (parcerias público-privadas) e investimentos da iniciativa privada.

De acordo com a apresentação feita pelo diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o plano estratégico contém ao todo 12 projetos.

Um dos projetos que lideram a cartela de investimentos previstos é o túnel submerso Santos-Guarujá. Silvio Costa Filho anunciou, inclusive, que o cronograma do empreendimento será oficializado nesta semana, em Brasília. Segundo ele, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi convidado, já que o Executivo estadual também terá participação no financiamento da obra.

“Convidamos o Governo Tarcísio e a bancada federal paulista para apresentar o cronograma do túnel de Santos e a partir daí, dar início à abertura das audiências públicas para o aprimoramento do projeto”, comentou o ministro.

O anúncio é o primeiro passo formal para o início da construção do empreendimento – considerada a maior obra de investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra está orçada em R$ 6 bilhões e receberá recursos tanto do Governo Federal, por meio da APS, quanto do Governo Estadual, através de uma PPP.

Entre outras obras importantes, que vão aportar recursos públicos do Porto de Santos, estão as melhorias nos acessos, principalmente os terrestres, através das avenidas perimetrais, tanto da margem direita quanto da margem esquerda.

A Perimetral de Santos terá investimento de cerca de R$ 26 milhões, onde serão pavimentados 580 metros de via e construção do canal de dragagem. Já do lado de Guarujá, o projeto da perimetral engloba diversas melhorias para o melhor fluxo de caminhões. Os investimentos previstos são de R$ 544 milhões.

A dragagem de aprofundamento para 16 metros do canal aquaviário, uma das prioridades do porto, está orçada em pouco mais de R$ 324 milhões. A obra deve ser iniciada em outubro de 2025. Enquanto isso, o Governo Federal esquematiza uma concessão do canal pelo prazo de 20 anos, estimada em R$ 6,5 bilhões, para ampliar a profundidade para 17 metros.

Os demais projetos envolvem o novo pátio de caminhões em Cubatão (SP), a futura PPP da Usina Hidrelétrica de Itatinga, visando a produção de hidrogênio verde e energias sustentáveis.

Os investimentos a serem feitos por 21 terminais privados, em cinco anos, somam R$ 8,68 bilhões, através de contratos de arrendamento, entre obras em andamento e obras futuras.

Concais

O diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, revelou que será assinado no próximo mês de junho o termo de transferência do Terminal Marítimo de Passageiros, o Concais.
A assinatura visa a transferência do terminal de passageiros de cruzeiros, atualmente instalado na região de Outeirinhos, para a região do Valongo, próximo de onde será implementado o projeto do Parque Valongo, no Centro Histórico da cidade de Santos.

Segundo o plano estratégico da Autoridade Portuária, a construção do novo terminal de passageiros terá investimentos na ordem de R$ de 1,4 bilhão.

“Nessa temporada atual de cruzeiros, mais de 1 milhão de passageiros passaram por Santos. É preciso que o porto invista em áreas apropriadas. Se pretendemos integrar as cidades com os portos, temos que revitalizar áreas abandonadas para que os turistas possam explorar. O Porto de Santos não pode pensar somente em cargas, mas tem que prestigiar as pessoas”, comentou.

Segundo Pomini, ainda será definido o valor que será aportado pela APS e qual o montante que será destinado à empresa que administra o terminal.

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