segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Detalhes sobre o PELT, que será desenvolvido pela Infra SA, foram apresentados durante encontro na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) (Foto: Filipe Scotti/Fiesc)

Região Sul

Plano logístico de Santa Catarina propõe planejamento até 2050

Atualizado em: 30 de setembro de 2024 às 3:49
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Com a colaboração da Infra SA, o PELT propõe um planejamento de transporte robusto para atender demandas econômicas por 25 anos

O Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT) deverá propor um planejamento logístico para o estado de Santa Catarina para os próximos 25 anos, até 2050. Detalhes referentes ao plano, que será desenvolvido pela Infra SA — empresa federal vinculada ao Ministério dos Transportes —, foram apresentados no último dia 20 durante encontro realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Entre os objetivos da PELT, conforme já anunciado no mês de maio, estão fazer avaliações atuais e futuras dos modais de transporte, planejar ações e intervenções para transformar a situação de momento na situação desejada.

“A função do PELT é melhorar a cadeia logística do estado de Santa Catarina. E nós vamos fazer esse Plano a quatro mãos. Vamos unir a experiência da INFRA, com a participação dos representantes do Governo do Estado e das principais entidades que têm representação na cadeia logística para que saia um PELT bem feito”, afirmou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral.

Durante o encontro, foi realizada a assinatura da ordem de serviço do PELT entre a SCPar Invest SC, que está realizando os investimentos no estudo, e a Infra SA.

“A partir da consolidação desse trabalho, Santa Catarina passa a ter um horizonte para mostrar para os investidores. Os investidores pensam em longo prazo e eles querem uma relação sólida e sustentável e vamos mostrar que Santa Catarina está pensando para 2050. Isso passa uma sensação de segurança ainda maior para que eles possam trazer os investimentos para cá”, comentou o presidente da SCPar Invest SC, Renato Lacerda.

A partir deste estudo, o Governo Estadual terá um documento com uma análise detalhada sobre os diferentes modais de transporte e o planejamento futuro de investimentos que possam atender as demandas da economia catarinense a longo prazo.

A Infra SA já foi responsável pela elaboração do PELT de Rondônia e está desenvolvendo os planos dos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Compartilhe:
TAGS INFRA S/A Plano Logística Santa Catarina