Com 13,11 quilômetros quadrados de extensão e localizado no nordeste do país, a Plataforma Logística de Zaragoza (Plaza) é o recinto logístico de maiores dimensões da Europa (Divulgação)
Missão Espanha 2022
Plataforma Logística de Zaragoza vai ampliar corredor ferroviário
Objetivo é uma maior integração entre os portos da Espanha
A malha ferroviária da Plataforma Logística Zaragoza (Plaza) será ampliada para aumentar o corredor de distribuição de cargas entre os principais pontos da Espanha. Em palestra realizada ontem (23) à comitiva do Brasil Export, autoridades do Zaragoza Plaza explicaram o plano de expansão do modal ferroviário para amplificar os negócios próximos ao Mediterrâneo.
A principal finalidade do terminal ferroviário de Zaragoza é o transporte de cargas, especialmente por meio de contêineres. Os principais destinos dos trens são Barcelona, La Coruña, Bilbao, Madri, Valência e Lisboa, em Portugal.
A instalação do novo complexo ferroviário da Plataforma Logística de Zaragoza custará 120 milhões de euros, e deve estar pronta para operações a partir de 2025. Ela englobará 16 vias eletrificadas de 750 metros, com espaço para armazenamento de 3.300 TEU (Tweenty-foot equivalent unit, ou, unidade equivalente a 20 pés, na tradução livre).
A comitiva do Brasil Export conheceu o funcionamento e os planos de desenvolvimento e expansão da maior plataforma logística da Europa, a de Zaragoza (também conhecida pela sigla Plaza), na Espanha. O grupo, integrado por cerca de 100 participantes, entre lideranças empresariais e autoridades, fez visitas técnicas à sede da Plaza, a seu terminal de transporte ferroviário e, em seguida, ao Centro Logístico de Zaragoza.
A delegação brasileira pôde ver de perto a extensão da malha ferroviária, o local de armazenamento das cargas e o plano de expansão em questão.
Cidade de carga
Com 13,11 quilômetros quadrados de extensão e localizado no nordeste do país, a Plataforma Logística de Zaragoza (Plaza) é o recinto logístico de maiores dimensões da Europa. É administrado pela Aragón Plataforma Logística S.A.U., empresa da Corporación Empresarial Pública de Aragón, do governo da comunidade autônoma espanhola de Aragão (e que tem em Zaragoza sua capital). O complexo se destaca por ser um centro intermodal de transportes, com instalações logísticas, um terminal ferroviário, um aeroporto (que atende passageiros e é o terceiro em movimentação de cargas na nação) e acessos às principais rodovias do centro e do norte espanhol, como a A-2 (Madrid-Barcelona), a A-68 (Autopista Vascoaragonesa) e a A-23 (Autovia Mudéjar).
Com esta malha intermodal, a Plaza e a própria região se tornaram um dos centros logísticos mais importantes da Europa. Em sua área, estão unidades de empresas como Inditex, Imaginarium, Esprinet, Porcelanosa, TDN, DHL Express, B/S/H/, Mann+Hummel Ibérica, Decatlhon, Carreras Grupo Logístico, Grupo Sesé, Mercadona, Eroski, Transportes Azkar, DHL, JCV Shipping & Solutions e DB Schenker.
A Plataforma Logística de Zaragoza também desenvolve projetos de qualificação e excelência profissional, desenvolvidos a partir de acordos entre sua administradora, a Aragón Plataforma Logística, e o Centro Logístico de Zaragoza (ZLC, na sigla em inglês), entidade criada a partir de uma parceria do governo regional de Aragão, a Universidade de Zaragoza e o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, dos Estados Unidos).
Em Barcelona
A agenda da missão internacional do Brasil Export termina amanhã, quando a comitiva fará uma visita técnica ao Porto de Barcelona, se reunindo com autoridades locais.
Programação
24 | HOJE | BARCELONA
08h00 Saída do hotel para visita de barco com destino à área portuária
08h30 Chegada à área portuária e saída em visita de barco
10h00 Reuniões com empresários e representantes da autoridade portuária
13h30 Almoço
15h30 Retorno ao hotel
19h00 Jantar de encerramento
25 | AMANHÃ | RETORNO AO BRASIL
Check-out do Hotel até às 12h00