Entre as plataformas estão o navio sonda ODN I, na área de fundeio 2F1A; a plataforma Ocean Courage, fundeada na área 2F11 Norte; e a plataforma Norbe VI, situada na 2F11 SulFotos: Divulgação
Região Sudeste
Plataformas de petróleo da Bacia de Campos são fundeadas no Porto do Rio de Janeiro
Segundo a Autoridade Portuária, unidades devem ficar aportadas por pelo menos um mês
Três plataformas de petróleo provenientes da Bacia de Campos foram fundeadas no Porto do Rio de Janeiro durante o último final de semana. De acordo com a PortosRio, Autoridade Portuária gestora do complexo, as plataformas permanecerão fundeadas por pelo menos um mês.
De acordo com o gerente de Acesso Aquaviário do Porto do Rio de Janeiro, Roque Pizarroso, a demanda das plataformas de petróleo por áreas de fundeio está em ascensão.
“Quando os contratos com a Petrobras expiram, várias plataformas são liberadas do campo de exploração ao mesmo tempo e, durante sua permanência no porto, enquanto estão fora de operação, passam por reparos, atualização de maquinário e equipamentos e possivelmente por uma troca de tripulação”, explicou o executivo.
Vale lembrar que, após esse período de desativação, a plataforma pode então voltar a operar sob um novo contrato.
As plataformas fundeadas no Porto do Rio de Janeiro incluem o navio sonda ODN I, localizado na área de fundeio 2F1A; a plataforma Ocean Courage, fundeada na área 2F11 Norte; e a plataforma Norbe VI, situada na área de fundeio 2F11 Sul. Todas essas áreas de fundeio são apropriadas para a estadia de plataformas.
Essas complexas operações de fundeio foram realizadas entre sexta (22) e domingo (24), com uma plataforma fundeada a cada dia, envolvendo profissionais da PortosRio, da Marinha do Brasil e da Praticagem do Rio de Janeiro.
“Esse tipo de operação é altamente técnica e requer expertise dos profissionais envolvidos, mas foi um sucesso. A Baía de Guanabara oferece águas abrigadas que atendem a todos os requisitos de profundidade, ventos e correntes necessários para a operação”, comentou Pizarroso.