De acordo com o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, é preciso um trabalho em conjunto de todos os atores responsáveis para destravar os gargalos até o Porto de SantosCrédito: Divulgação/Brasil Export
Região Sudeste
Pomini: problemas logísticos já causam “fuga de cargas” do Porto de Santos
De acordo com o presidente da APS, o crescimento de outros complexos portuários do país tem a ver também com isso
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini revelou que os problemas logísticos na malha rodoviária que dá acesso ao Porto de Santos já estão trazendo reflexos negativos. Segundo ele, operadores portuários estão “fugindo” do cais santista por questões não somente de logística, mas também de custo.
O presidente da companhia participou de um dos painéis do workshop “Debate sobre uma nova ligação do Planalto à Baixada Santista”, promovido pelo Instituto de Engenharia, realizado na quarta-feira (19) na Capital.
“Hoje vemos operações portuárias que estão sendo dirigidas ao Arco Norte, Paranaguá e Itajaí. Dessas cargas, os operadores fazem a conta de qual porto oferece a melhor logística e o menor custo. Principalmente o custo para aqueles que transportam. Nós temos, sim, prejuízos e esses números são demonstrados com o crescimento de outros portos. Fuga de cargas do Porto de Santos em razão dos nossos problemas de logística, em especial o escoamento desses produtos pela malha rodoviária”, disse Pomini.
De acordo com o diretor-presidente da APS, é preciso um trabalho em conjunto de todos os atores responsáveis para destravar os gargalos até o Porto de Santos.
Pomini defendeu uma nova ligação entre a Capital com o Porto de Santos e afirmou que discutiu a iniciativa de um futuro projeto com o secretário de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini.
“Convidamos o governador a participar de um debate sobre a questão do túnel, através do secretário Rafael”, disse Pomini, referindo-se ao túnel imerso ligando as duas margens do Porto de Santos.
“Naquele momento, apresentamos uma proposta para que o Governo do Estado entrasse com um aporte financeiro para a implementação do túnel. E em contrapartida, o Governo Federal faria o aporte financeiro para a implementação da nova ligação Planalto-Santos. O secretário disse que levaria a proposta ao governador e que iria nos responder. Até agora, não tivemos resposta, mas o convite continua absolutamente válido”, declarou o presidente do cais santista.
Durante a sua participação no painel, Pomini fez uma grande apresentação relacionada ao Porto de Santos, com prioridades incluídas no plano de metas da atual gestão da empresa pública; o túnel imerso Santos-Guarujá; e os planos de expansão da malha ferroviária dentro do contrato com a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), que pretende triplicar em cinco anos a quantidade de toneladas de cargas que chegam e saem do cais santista.