domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A ponte está sendo construída sobre o Rio Paraná, no bairro Porto Meira, próximo à Tríplice Fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina (Rodrigo Félix Leal/SEIL)

Região Sul

Ponte da Integração Brasil-Paraguai deve ser inaugurada este mês

10 de dezembro de 2022 às 9:11
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Segundo o DER/PR, 100% da estrutura foi finalizada em novembro. Os investimentos totalizam R$ 228 milhões

A Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, deve ser inaugurada ainda este mês, mas ainda não tem uma data prevista. A ligação está 96,6% concluída, faltando finalizar alguns ajustes. As informações são do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), responsável pela execução da obra.

Segundo o DER/PR, 100% da estrutura foi finalizada em novembro. A obra é resultado de uma parceria entre Governo Federal, Governo do Paraná e a Itaipu Binacional. Os trabalhos começaram em 2019. “O contrato original, do Governo Federal, foi sub-rogado ao Governo do Paraná, que executa a obra por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Os recursos empreendidos são exclusivamente da Itaipu, tendo totalizado R$ 228 milhões até o momento”, informou o DER/PR em nota.

Os serviços são executados pelo Consórcio Construbase – Cidade – Paulitec. Para finalizar a obra, restam serviços complementares, como instalação das vias de rolamento das plataformas de inspeção e manutenção, e os trabalhos finais de ancoragens passivas nos mastros.

A Ponte da Integração está sendo construída sobre o Rio Paraná, no bairro Porto Meira, próximo à Tríplice Fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina. No lado paraguaio, a obra fará ligação com o município de Presidente Franco, vizinho de Ciudad del Este, onde fica a Ponte Internacional da Amizade. 

Rodovia

A ponte terá uma rodovia de acesso cujas obras estão em andamento. O pacote inclui uma ligação entre a BR-277 e o trevo de acesso para a Argentina, por onde será desviado o tráfego dos veículos pesados que circulam entre os dois países. O complexo já recebeu um aporte de R$ 17,9 milhões, por meio de recursos da Itaipu.

O destaque na rodovia de acesso vai para os avanços no viaduto da BR-277, onde foi realizada a concretagem da primeira viga longarina. Nas novas aduanas paraguaia e argentina, permanecem sendo executados os serviços de terraplenagem, bem como na interseção do acesso à Ponte Tancredo Neves. Também foi construída a estrutura de concreto que servirá como passagem para ciclistas embaixo da rodovia.

Compartilhe:
TAGS