domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo o secretário Glaucus Farinello, a ideia para o Parque Valongo é chamar a população e os turistas, para que se crie um ambiente onde haja movimento frequenteCrédito: Cássio Lyra

Região Sudeste

População de Santos apresenta ideias e discute planos do projeto do Parque Valongo

Atualizado em: 1 de junho de 2023 às 9:32
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Autoridades da Prefeitura e da Autoridade Portuária da cidade estiveram presentes em audiência pública

A Prefeitura de Santos e a Autoridade Portuária de Santos (APS) promoveram na noite de quarta-feira a primeira audiência pública oficial a respeito do projeto do Parque Valongo, que consiste na revitalização da área dos antigos armazéns portuários, na região do Centro Histórico da Cidade. Durante o encontro, a Prefeitura pôde expor com maiores detalhes o projeto de revitalização, enquanto que a população tirou suas dúvidas, questionou algumas das ações e apresentou ideias para o uso e finalidade do novo espaço que será entregue no ano que vem.

O município foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Glaucus Farinello, enquanto que pela Autoridade Portuária estiveram presentes Eduardo Lustoza, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, e Carlos Magano, diretor de Infraestrutura.

Alguns dos pontos levantados pelos participantes da audiência que compareceram na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) foram logística e mobilidade para chegar no novo empreendimento, ideias de transporte marítimo para chegar ao local pelo mar, e o principal deles, segurança.

Segundo Glaucus, a ideia para o Parque Valongo é chamar a população e os turistas, para que se crie um ambiente onde haja movimento frequente, o que, segundo ele, ajudaria até a reduzir o sentimento de insegurança no Centro Histórico da cidade.

“Por que não criar um ecossistema? Temos trechos da cidade que mesmo sem policiamento, as pessoas se sentem seguras, pela locomoção, pela grande presença de público. Quando em locais com policiamento existe uma insegurança. Queremos e vamos fazer isso no Valongo, atrair o público, criar essa rotina para impulsionar o Centro”, afirmou o secretário.

Para a mobilidade, o contrato do Parque Valongo firmado com a Cofco Internacional, que vai custear o projeto a partir de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc), prevê a instalação de mais uma passarela do Centro até a área que será revitalizada. Além dessa passagem, a passarela da região da Alfândega, inaugurada neste ano, também será usada como acesso à população.

De acordo com as autoridades, existe a possibilidade de novas audiências públicas com o andamento das obras e as destinações das áreas, para a população poder participar com novas solicitações e fazer novos questionamentos.

Projeto

A Autoridade Portuária de Santos concedeu as áreas dos armazéns 4, 5 e 6 para a Prefeitura, no qual será responsável pelo espaço com o novo projeto de revitalização. De acordo com o projeto, o armazém 4 será integrado ao Parque Valongo, tornando-se um espaço para atividades culturais e fomento de espaços para gastronomia. Já o espaço entre os antigos armazéns 5 e 6, que não existem mais, será utilizado para a construção da área aberta do projeto. A previsão é de que esta fase do parque seja entregue até julho de 2024.

O projeto do Parque Valongo é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em março entre o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e a Autoridade Portuária (APS), com participação da Prefeitura, a convite do MP como forma de compensação pela atividade portuária no conjunto que está sob proteção ao patrimônio histórico cultural.

Compartilhe:
TAGS audiência pública oficial Desenvolvimento Urbano de Santos Prefeitura projeto do Parque Valongo Transporte Marítimo