De acordo com a Rumo, somente no ano passado, foi transportado no trecho entre Londrina (PR) e Ourinhos (SP) um total de 104 mil toneladas de combustíveis e fertilizantes/Divulgação
Ferrovias
Por falta de serviços, Rumo desativa malha ferroviária que liga o Paraná a São Paulo
A Rumo Logística anunciou nesta semana a suspensão do ramal ferroviário que liga os municípios de Londrina (PR) a Ourinhos, no interior de São Paulo. O trecho em questão era operado pela Malha Sul, dentro do programa de concessões de ferrovias do Governo Federal. Segundo a empresa, futuras possibilidades para esse ramal serão avaliadas durante a discussão de renovação da Malha Sul.
O trecho entre Paraná e São Paulo era importante para o transporte de cargas tais como grãos, combustíveis e fertilizantes. Somente no ano passado, de acordo com a empresa, foi transportado um total de 104 mil toneladas de combustíveis e fertilizantes.
Em nota, a Rumo argumentou que houve tratativas comerciais com clientes, mas, não houve nenhuma demanda de serviços de transportes viabilizada para 2024.
“A Rumo segue continuamente avaliando novas oportunidades. Além disso, novas possibilidades para esse ramal serão avaliadas nas discussões da renovação da Malha Sul, que foi qualificada pelo conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal”, afirmou a empresa.
A empresa informou que propôs para todos os colaboradores do complexo ferroviário de Ourinhos a oportunidade de realizar uma transferência para outras unidades operacionais e administrativas. De acordo com a empresa, a previsão é que todos os procedimentos de transferência sejam concluídos neste mês.
“Caso o colaborador opte pelo encerramento do vínculo empregatício, a Companhia prestará todo o suporte e oferecerá um pacote de benefícios. A Rumo fez várias reuniões com o sindicato e reforça que a prioridade é que este processo ocorra de forma respeitosa com todos os envolvidos”, afirmou a empresa através de nota à imprensa.
Até o presente momento, um grupo de 27 colaboradores recebeu a oferta de novos trabalhos na Companhia em outras localidades. Na região do ramal, a Rumo ainda terá 33 colaboradores, divididos entre Jataizinho, Cornélio e Cambará.
A última operação do ramal ocorreu em dezembro de 2023, mês em que se encerrou o compromisso de demanda comercial. De acordo com a Rumo, na manhã de segunda-feira (15), vagões vazios partiram de Ourinhos (SP) para manutenção em Londrina (PR).