sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A solenidade de assinatura do contrato para obras da segunda etapa da dragagem de manutenção foi realizada no Porto do Rio Grande, com a presença de autoridadesFotos: Divulgação/Portos RS

Região Sul

PorPortos RS assina contrato para nova etapa da dragagem de manutenção em Rio Grande

Atualizado em: 27 de outubro de 2023 às 9:54
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Cerimônia de assinatura com vencedor da licitação teve presença do governador Eduardo Leite

Em solenidade na tarde de quinta-feira, dia 26, no Porto do Rio Grande (RS), a Portos RS assinou o contrato para obras da segunda etapa da dragagem de manutenção do canal de acesso ao porto público. O vínculo foi firmado com a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, que foi a vencedora da licitação. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), participou da cerimônia.

A segunda etapa das obras está orçada em R$ 94,5 milhões. De acordo com a Autoridade Portuária, o objetivo principal da dragagem é manter a eficiência do calado operacional, para assim trazer segurança às operações de entrada e saída de navios na área do Complexo Portuário de Rio Grande.

Segundo a diretoria de Infraestrutura da Portos RS, serão contempladas com essa obra as áreas dos canais externo, interno e do Porto Novo. A estimativa é de retirar 2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos, com o uso de equipamentos modernos e em aproximadamente 80 dias de trabalho.

A quantidade de material que será retirado foi estabelecida por meio de uma batimetria prévia que auxiliou no planejamento da obra. Já durante sua realização, o sedimento dragado será descartado em área licenciada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o monitoramento desse sedimento sendo feito pelo sistema SiMCosta.

“Esses investimentos fazem parte do planejamento estratégico e do plano orçamentário da Portos RS. No ano passado, o governador executou a extinção da autarquia e efetivou a criação da empresa pública para que tivéssemos a capacidade de fazer os investimentos necessários. O que nós viemos fazendo é a execução desses importantes investimentos em infraestrutura, inovação e tecnologia para a melhoria do complexo portuário do Rio Grande do Sul”, destacou Cristiano Klinger, diretor-presidente da Portos RS.

O diretor de Infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer, disse que com a segunda etapa, a Autoridade Portuária atende a uma demanda do mercado.

“O principal objetivo desta obra pelo segundo ano consecutivo é, além de aumentar o calado operacional, também mostrar ao mercado que a cidade tem planos de se tornar o principal hub do Conesul para o recebimento de navios de contêineres”, comentou.

Compartilhe:
TAGS Eduardo Leite governador do Rio Grande do Sul PorPortos RS porto público Rio Grande