No primeiro trimestre, passaram pelo complexo portuário de Porto Alegre 33 naviosDivulgação/Portos RS
Região Sul
Porto Alegre registra aumento de quase 7% nas movimentações do 1° trimestre
Nos três primeiros meses deste ano foi registrada a movimentação de 193.951 toneladas
O complexo portuário de Porto Alegre (RS) encerrou o primeiro trimestre de 2023 com crescimento de 6,66% nas movimentações em relação ao mesmo período do ano passado. O terminal da capital gaúcha registrou em 2022 um total de 181.839 toneladas, enquanto que nos três primeiros meses desse ano foram registradas 193.951 toneladas. Os dados foram divulgados pela Portos RS, Autoridade Portuária do cais.
Nos últimos 90 dias, um total de 33 navios passaram pelo Porto de Porto Alegre. Segundo a Portos RS, as embarcações realizaram operações envolvendo granéis sólidos, líquidos e carga geral.
Entre as movimentações destacam-se os insumos para a produção de fertilizantes, cevada, sebo bovino e os transformadores elétricos.
De acordo com o gerente de operações do Porto de Porto Alegre, Matheus Evangelho, esse aumento na movimentação mostra a capacidade estratégica de colaboração do Porto para com o Estado, incrementando o recolhimento de ICMS e conectando a cadeia logística dos produtos movimentados.
Por ordem de quantidade, as cargas desembarcadas no Porto da capital têm como origens a Arábia Saudita, Argentina, China, Israel, Marrocos, Rússia e Venezuela.
Rio Grande
Na última semana, a Portos RS divulgou que o terminal portuário do Rio Grande teve, em 2023, o primeiro melhor trimestre da história do complexo.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o Porto do Rio Grande movimentou no primeiro trimestre 17.680 toneladas a mais, atingindo 8.995.711 toneladas. O mês de maior movimentação foi março, quando passaram pelo cais público e pelos terminais privados do Superporto 3.350.038 toneladas.