domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Sistema Boxbay foi testado no Porto de Jebel Ali pela DP World e o Grupo SMS (crédito: Divulgação/Boxbay)

Internacional

Porto da Coreia do Sul receberá tecnologia inédita para contêineres

22 de março de 2023 às 21:09
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Sistema Boxbay permite que uma área portuária triplique sua produtividade na armazenagem de cargas

O Porto de Busan, o maior da Coreia do Sul e um dos principais do planeta, terá o primeiro terminal do mundo com um serviço automatizado de armazenagem de contêineres, tecnologia ainda inédita no mercado.  O sistema, denominado Boxbay, permite até triplicar a capacidade de armazenagem da área onde será implantado. O projeto está sob a responsabilidade da empresa denominada justamente Boxbay, criada a partir de uma joint-venture entre a operadora portuária Dubai Ports (DP) World e o SMS Group, conglomerado alemão especialista em engenharia industrial.

O sistema prevê a implantação de um mega-armazém formado não por pilhas de contêineres, mas por estruturas semelhantes a estantes distribuídas em corredores. Essas estantes contam com onze prateleiras de altura. Enquanto na distribuição em pilhas, o acesso a um contêiner só é possível retirando as unidades localizadas em cima. com a nova configuração em estantes, é possível movimentar cada contêiner sem deslocar os demais. E por ser automatizado, o serviço poderá funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana – um terminal tradicional tende a operar de 70% a 80% do tempo.

O projeto ainda apresenta características de sustentabilidade. A energia necessária para operar o mega-armazém será gerada por painéis fotovoltaicos que serão colocados no telhado.

 

Sistema Boxbay foi testado no Porto de Jebel Ali pela DP World e o Grupo SMS (crédito: Divulgação/Boxbay)

Projeto armazena contêineres em corredores com estruturas semelhantes a estantes, com onze níveis de altura (crédito: Divulgação/Boxbay)

A tecnologia já foi testada no Porto de Jebel Ali, administrada pela DP World em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A estrutura Boxbay foi implantada em um dos terminais do complexo marítimo em janeiro de 2021. O projeto foi planejado com uma capacidade para armazenar 800 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e, até junho do ano passado, já havia movimentado 190 mil unidades, comprovando sua eficiência, segundo a empresa.

Em Busan, esse serviço automatizado será implantado pela BoxBay em parceria com a Pusan Newport Corporation (PNC), operadora controlada pela DP World, que detém 66% de suas ações. As duas companhias firmaram esse acordo no último dia 8, em uma cerimônia na Zona Franca de Jebel Ali.

Segundo o CEO da DP World, sultão Ahmed Bin Sulayem, essa nova tecnologia teve origem no setor industrial. “Nós adotamos uma tecnologia que provou sua eficiência na indústria metalúrgica da Alemanha e a transformamos, para criar a Boxbay, um sistema de armazenagem de contêineres inovador que irá ampliar o comércio global. Nosso projeto piloto em Jebel Ali já mostrou as vantagens desse sistema totalmente automatizado e energeticamente sustentável”, declarou.

 

Compartilhe:
TAGS armazenagem Boxbay Busan conteiner Coreia do Sul DP World porto Pusan tecnologia Terminal de contêineres