domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Com destino final à China, o navio bicombustível Ubuntu Loyalty recebeu o carregamento de 175 mil toneladas de minério de ferro do Minas-RioCrédito: Divulgação/Leonardo Berenger/Ferroport

Região Sudeste

Porto de Açu recebe primeira embarcação com combustível GNL

Atualizado em: 6 de maio de 2023 às 12:31
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

MV Ubuntu Loyalty, da Anglo American, atracou no terminal da Ferroport e segue viagem à China

O Porto de Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro, recebeu nesta semana o primeiro navio que utiliza Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível. O MV Ubuntu Loyalty, da Anglo American, atracou no terminal portuário de minério de ferro administrado pela Ferroport. Trata-se da primeira embarcação a GNL a atracar no Brasil.

Com destino final à China, o navio bicombustível  Ubuntu Loyalty recebeu o carregamento de 175 mil toneladas de minério de ferro do Minas-Rio. A operação no porto foi conduzida pela Ferroport, joint-venture formada entre a Anglo American e a Prumo Logística.

Segundo estudos da mineradora, o uso do GNL proporciona uma redução estimada de 35% nas emissões de gases do efeito estufa, em comparação com as embarcações movidas a combustível marítimo convencional.

Ao todo, a frota Ubuntu da Anglo American, que foi projetada a partir de 2019, é composta por dez navios, com seis já em operação pelo mundo.

“Essa inovação é um marco para todo o Grupo Anglo American e dialoga diretamente com o nosso Plano de Mineração Sustentável, que visa, entre seus vários objetivos, a neutralidade em carbono até 2040, levando em conta as emissões diretas do negócio e combustíveis consumidos”, explica Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil.

O terminal de minério foi o primeiro a entrar em operação no empreendimento portuário do Açu. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), é o quarto Terminal de Uso Privado (TUP) em movimentação de minério de ferro no Brasil. Com 20,5 metros de profundidade em seus berços de atracação, Porto do Açu pode receber navios do tipo Panamax e Capesize, com capacidade para até 220 mil toneladas.

Compartilhe:
TAGS bicombustível China Porto de Açu rio de janeiro terminal da Ferroport