domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A partir de 2030, será uma exigência legal que os cruzeiros marítimos usem energia em terra, mas o Porto de Amsterdã acelerou a instalação no seu terminal de passageiros. (crédito: Pixabay)

Internacional

Porto de Amsterdã terá energia limpa para navios de cruzeiro em 2025

1 de agosto de 2022 às 11:15
BE News Enviar e-mail para o Autor

Ideia é antecipar-se às metas globais para emissão zero

Os navios de cruzeiro no porto de Amsterdã, na Holanda, serão conectados à energia em terra a partir de 2025, ajudando a reduzir as emissões e melhorar a qualidade do ar, segundo o site Port Strategy.

A partir de 2030, será uma exigência legal que os cruzeiros marítimos usem energia em terra, mas o porto quer ser líder na transição energética, por isso acelerou sua instalação no Terminal de Passageiros de Amsterdã para cruzeiros marítimos e fluviais.

Segundo dirigentes do porto, a partir de 2025 terão prioridade para atracar as embarcações preparadas para receber a energia de terra.

O porto de Amsterdã iniciou a fase de projeto em conjunto com o operador de rede Liander, com prioridade para colocar o cabo de alimentação para uso no início de 2025.

A instalação de energia em terra faz parte da Clean Shipping Vision – o caminho do porto para uma maior sustentabilidade. 

Explosão de bateria

Autoridades holandesas estão investigando uma explosão a bordo de um navio de cruzeiro fluvial no porto de Amsterdã e a causa aparente foi um provável mau funcionamento do sistema de energia da bateria do navio, segundo relatou o site Maritime Executive.

O recém-lançado Viking Gymir, introduzido pela Viking para cruzeiros fluviais no Reno em 2022, possui um novo sistema de propulsão híbrido no lugar da propulsão exclusivamente a diesel.

O navio de cruzeiro fluvial estava se preparando para partir de Amsterdã quando ocorreu a explosão. Havia aproximadamente 200 passageiros a bordo. Eles foram rapidamente evacuados para o cais sem relatos de feridos.

A Viking informa que o navio está operacional, mas não disse quando retomará a navegação.

Compartilhe:
TAGS 2030 Amsterdã cruzeiro energia exigência Holanda navios países baixos