Os granéis líquidos, impulsionados pelos combustíveis, foram a tipologia de carga que mais contribuiu para o desempenho do Porto de Aveiro, com um crescimento de 5,1%Crédito: Divulgação/APA
Portugal
Porto de Aveiro fecha primeiro semestre com recorde em movimentação
Foram operadas 2,98 milhões de toneladas no período, informou a APA
O Porto de Aveiro, em Portugal, movimentou 2,98 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, um novo recorde para o período, segundo a APA, que administra o complexo portuário.
A nova marca supera em 2,4% o recorde anterior, que era de 2,9 milhões de toneladas contabilizadas no primeiro semestre do ano passado.
Em comunicado, a administração portuária destacou que os granéis líquidos, impulsionados pelos combustíveis, foram a tipologia de carga que mais contribuiu para o desempenho, com um crescimento de 5,1%.
Inclusive, a APA já recebeu pelo menos uma manifestação de interesse para a instalação de um novo parque de armazenamento de combustíveis líquidos, a ser implementado no Terminal de Granéis Líquidos.
A APA ressaltou também o crescimento de 63,3% na movimentação de granéis sólidos e de 21,3% nos produtos florestais, mas não informou a quantidade em volume (tonelada).
Já os minerais não metálicos, o cimento e os produtos metalúrgicos tiveram queda de cerca de 30%. Em relação aos contêineres, foram movimentados 5.977 TEU nos seis primeiros meses de 2023.