A iniciativa integra ações para incluir o porto paraibano na Aliança para Descarbonização de Portos Brasileiros - fórum com o objetivo de acelerar a descarbonização do transporte marítimo no Brasil. Divulgação/Porto de Cabedelo
Região Nordeste
Porto de Cabedelo quer ser pioneiro no uso de e-metanol
O Porto de Cabedelo, na Paraíba, pretende se tornar o pioneiro a utilizar o e-metanol. A ideia é fornecer este tipo de combustível aos navios que atracarem no complexo. A iniciativa integra ações para incluir o porto paraibano na Aliança para Descarbonização de Portos Brasileiros – fórum colaborativo que reúne terminais, órgãos públicos, empresas, academias e associações do setor, com o objetivo de acelerar a descarbonização do transporte marítimo no Brasil.
O e-metanol é uma solução de baixo carbono com aplicações em processos industriais ou usado como combustível, especialmente no transporte marítimo. É produzido por meio da junção do hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis, como solar e eólica.
O presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), Edmundo Barbosa, afirma que há viabilidade econômica dessa produção na Paraíba aproveitando o CO2 através de reações catalíticas, ou seja, reações que funcionam como catalisadores.
Segundo ele, a iniciativa de produção do e-metanol é, atualmente, prioridade no mundo dos transportes marítimos. “A substituição do óleo pesado e do diesel pelo e-metanol já é uma realidade. A empresa Maersk de navegação encomendou 100 navios que deverão operar com esse novo biocombustível que utiliza o CO2 biogênico (da fermentação na produção de etanol) e o hidrogênio verde, que pode ser originado através da reforma química do etanol ou da eletrólise”, diz ele.
O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, que administra o Porto de Cabedelo, viaja este mês para um curso em Valência, na Espanha, voltado para a descarbonização dos portos.
Projetos
Em novembro, a Petrobras assinou um Memorando de Entendimentos com a empresa dinamarquesa European Energy para avaliação, em caráter não vinculante, de oportunidades de negócios para desenvolvimento de projeto de planta de e-metanol no Brasil.
A assinatura do acordo aconteceu, na Dinamarca, na sede da European Energy, empresa com atuação verticalizada na transição energética, incluindo geração renovável e soluções à base de hidrogênio verde.
“Há um benefício mútuo com essa parceria. Podemos compartilhar conhecimento e promover uma aproximação importante para as duas empresas e os dois países”, afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, à época da assinatura.
A European Energy é uma empresa dinamarquesa que desenvolve, constrói e opera ativos de energia renovável incluindo projetos de geração solar e eólica, bem como soluções à base de hidrogênio verde (Power-to-X).