O Porto de Cabedelo encerrou 2024 com um recorde histórico, movimentando cerca de 1,5 milhão de toneladas de cargas. Foto: Divulgação
Região Nordeste
Porto de Cabedelo registra recorde de movimentação de cargas em 2024
Cais paraibano movimentou 1,5 milhão de toneladas ao longo do ano passado, crescimento de 12% em relação a 2023
O Porto de Cabedelo (PA) encerrou 2024 com um recorde histórico, movimentando cerca de 1,5 milhão de toneladas de cargas – aumento de aproximadamente 12% em comparação às 1,337 milhões de toneladas registradas em 2023.
O coque de petróleo, amplamente utilizado no setor industrial, foi o destaque entre os sólidos. Quase 390 mil toneladas desse insumo passaram pelo cais paraibano em 2024, tanto em importação quanto em exportação. A maior operação com petcoke ocorreu em março, com a importação de quase 35 mil toneladas.
Nos líquidos, a gasolina se destacou mais uma vez, assim como em 2023. Cerca de 370 mil toneladas foram movimentadas no berço 101, exclusivo para graneis líquidos e que possui um sistema automatizado para a transferência do combustível diretamente do navio para os tanques.
Rota Global
Além das inúmeras conexões via cabotagem, 2024 consolidou o Porto de Cabedelo como uma rota global, destaca a Administração.
Embarcações de todos os continentes, incluindo África, Antuérpia, Argentina, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Rússia, Suécia, Uruguai e Venezuela, marcaram presença no porto, fortalecendo sua posição estratégica no cenário internacional, segundo a Autoridade Portuária do Estado.
O diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Ricardo Barbosa, celebrou o desempenho. “Esse é um marco de extrema relevância, fruto de investimentos e parcerias que fortalecem nossa infraestrutura e posicionam o Porto de Cabedelo como uma rota de excelência. Nosso agradecimento especial ao governador João Azevêdo e a todos os trabalhadores que tornam esse sucesso possível”, disse.
Em 2023, o porto já havia alcançado um crescimento significativo de 11,5% em relação a 2022, mas 2024 superou todas as expectativas. O número de navios atracados ao longo do ano também foi expressivo, evidenciando a capacidade e a atratividade do Porto de Cabedelo.
“Em 2025 teremos a consolidação do novo Porto de Cabedelo. Com a dragagem homologada, a inauguração da nova área primária, incluindo os diversos prédios que estão em construção ou reforma, como a sede administrativa, além de novos investimentos, novas cargas, novas operações e uma incansável dedicação de todos”, finaliza Barbosa.