domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Este tipo de trabalho remove um volume de rochas situado no leito do cais, onde atracam os navios que descarregam trigo - o Porto de Fortaleza é o que mais recebe esse tipo de carga no Brasil. Foto: Porto de Fortaleza/Divulgação

Região Nordeste

Porto de Fortaleza abre edital para projeto de derrocagem do cais

4 de julho de 2024 às 14:33
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Sessão de abertura dos envelopes foi marcada para o dia 19 deste mês

A Companhia Docas do Ceará marcou para o dia 19 de julho, às 9h, a abertura da sessão pública para lances de empresas interessadas em realizar os estudos e ensaios dos trabalhos de derrocagem do Berço 103 do Porto do Mucuripe (Porto de Fortaleza).

Este tipo de trabalho remove um volume de rochas situado no leito do cais, onde atracam os navios que descarregam trigo – o Porto de Fortaleza é o que mais recebe esse tipo de carga no Brasil. A derrocagem vai aumentar o calado, permitindo a atracação de maiores navios.

O Edital do Pregão Eletrônico n° 90003/2024 foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 28. O documento inclui a contratação de empresa responsável pela execução de ensaios e estudos ambientais “a fim de complementar os projetos existentes para consolidação de Projeto Básico, incluindo Planilha de Custos e Cronograma, para as Obras de Derrocagem”.

O Cais

O Porto de Fortaleza, localizado na enseada do Mucuripe (CE), é um dos mais estratégicos do Brasil devido à sua proximidade com mercados da América do Norte e Europa. Ele atende empresas de navegação com destinos variados, incluindo EUA, Canadá, Caribe, Europa, África, Mercosul e outros portos brasileiros através da cabotagem.

Sua área de influência inclui vários estados do Nordeste e regiões do Norte, Centro-Oeste e Vale do São Francisco.

O porto movimenta diversos produtos como cimento, arroz, aço, sal, frutas, trigo, petróleo e derivados, e possui infraestrutura para diferentes tipos de carga. Além disso, conta com o Terminal Marítimo de Passageiros, que coloca Fortaleza na rota de cruzeiros internacionais e gera importante incremento na economia da cidade.

Compartilhe:
TAGS