O Porto de Fortaleza é o maior polo trigueiro do País, responsável pelo processamento do grão em três grandes moinhos localizados no bairro Cais do Porto. Os moinhos são M. Dias Branco, J. Macêdo e Grande Moinho Cearense. Foto: Divulgação
Região Nordeste
Porto de Fortaleza bate recorde de importação de trigo no 1º semestre
Cais cearense bateu recordes de movimentação da carga, com 577 mil toneladas movimentadas no 1º semestre
O Porto de Fortaleza (CE) atingiu no 1º semestre de 2024 a marca de 577 mil toneladas de trigo importadas, um recorde nos últimos cinco anos e um aumento de 7,5% em comparação ao mesmo período de 2023, segundo a Companhia Docas do Ceará (CDC).
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Comex Stat, desde 2022, o porto é o maior polo trigueiro do País, responsável pelo processamento do grão em três grandes moinhos localizados no bairro Cais do Porto. Os moinhos são M. Dias Branco, J. Macêdo e Grande Moinho Cearense.
Esse crescimento na importação ainda mantém certa estabilidade na série histórica da Antaq, iniciada em 2019, de chegadas de trigo acima de 500 mil toneladas no local. A importação do trigo no cais cearense é feita principalmente a partir de países da América do Sul, como Argentina (41,4%) e Uruguai (20,3%), além da Rússia, com 29,3% das compras.
Esses três principais moinhos de Fortaleza operam em conjunto desde 1996, por meio da Tergran (Terminal de Grãos de Fortaleza), uma empresa dedicada exclusivamente à importação e distribuição do trigo no complexo. Cada moinho detém participação igual de 33,3% na Tergran.
Além disso, a empresa assumiu recentemente o controle do Terminal de Granel Sólido Vegetal (MUC01) em 2021, após o arrendamento pelo valor de R$ 1 milhão e previsão de investimento de R$ 50 milhões ao longo de 25 anos. Essa expansão consolida ainda mais a capacidade operacional do Porto de Fortaleza, que agora administra dois terminais para a movimentação do trigo.
Apesar do crescimento no volume de trigo importado, o grão é o segundo produto mais movimentado no porto. O principal item desembarcado no primeiro semestre de 2024 foi o petróleo e seus derivados (exceto óleo bruto), com um total de 753 mil toneladas.