A consultoria deve fornecer respostas sobre a quantidade de CO2 emitida nas operações do complexo e quais ações devem ser adotadas para reduzir a emissão de GEE. De acordo com o contrato, o plano será entregue em até 12 meses. Foto: Divulgação/CDC
Região Nordeste
Porto de Fortaleza firma parceria para desenvolver plano de descarbonização
Acordo foi feito com Fundação Valenciaport, instituto referência global em programas de redução de emissões
A Companhia Docas do Ceará (CDC) assinou contrato com a Fundação Valenciaport para desenvolver o plano de descarbonização do Porto de Fortaleza. Com sede no Porto de Valência, o instituto é referência global em programas de redução de emissões.
Na parceria, o órgão prestará assistência técnica à CDC no diagnóstico e avaliação das emissões de CO2 (Pegada de Carbono/Carbon Footprint) relacionadas à operação dos terminais portuários do Porto de Fortaleza, bem como no desenvolvimento do Plano de Descarbonização do ativo, focado na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), de acordo com os objetivos estabelecidos pela CDC.
Por mês, o Porto de Fortaleza recebe uma média de 55 navios movidos a motor, o que gera emissão de dióxido de carbono (CO2). O Terminal também recebe uma média de 300 caminhões por dia, na entressafra de frutas – na safra, a quantidade chega a dobrar. Além disso, uma linha ferroviária faz parte da estrutura de acesso ao terminal.
A consultoria deve fornecer respostas sobre a quantidade de CO2 emitida nas operações do complexo e quais ações devem ser adotadas para reduzir a emissão de GEE. De acordo com o contrato, o plano será entregue em até 12 meses, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço. Antes, em até 7 meses, a Fundação deve entregar o Relatório da Pegada de Carbono do Porto.
“Com esse contrato, a Companhia Docas do Ceará está seguindo um planejamento baseado em práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), com vistas a promover a sustentabilidade a longo prazo e agregar valor para todas as partes interessadas, incluindo acionistas, funcionários e sociedade em geral”, disse o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes.
Fundação Valenciaport
A Fundação Valenciaport é uma instituição vinculada à Autoridade Portuária de Valência, na Espanha, e reconhecida internacionalmente como organização líder nos temas de inovação e gestão aplicada à logística portuária. Desde sua criação, já desenvolveu projetos em mais de 60 países, principalmente na Europa, Ásia e América Latina. A Fundação conta com 70 profissionais, todos com alto nível de capacitação.
O Porto de Valência é o maior da Espanha, e um dos maiores do mundo, com 5 milhões de TEUs (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés) e com movimento de 70 milhões de toneladas por ano.