quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Porto de Fortaleza vem crescendo em relação às exportações de frutas, após o arrendamento de uma área para este tipo de operação e a implantação de novas rotasCrédito: Divulgação/CDC

Região Nordeste

Porto de Fortaleza planeja melhorias em acessos terrestres

Atualizado em: 8 de janeiro de 2024 às 9:42
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Implantação de um sistema de agendamento de caminhões e novo pátio estão nos planos

A Companhia Docas do Ceará (CDC), que administra o Porto de Fortaleza, planeja melhorias na infraestrutura logística terrestre em um plano de ação que está sendo construído a médio prazo para possibilitar o crescimento do complexo. A informação foi revelada pelo coordenador de Gestão de Negócios da empresa, Rinaldo Lira, em entrevista recente a um veículo de imprensa local.

De acordo com ele, por estar dentro da área urbana de Fortaleza, é preciso focar, principalmente, no fluxo de veículos que acessam o complexo e impactam o entorno urbano.

Ele contou que está em estudo a implantação de um sistema de pré-agendamento de caminhões, a construção de um pátio de veículo e de novos acessos (gates), visando evitar engarrafamentos de caminhões dentro da cidade de Fortaleza.

“O porto vem se estruturando, principalmente levando em consideração o fato de que somos um porto-cidade encravado dentro da malha urbana da região metropolitana de Fortaleza. Assim, precisamos prover eficiência para esse fluxo não impactar a região, por isso os estudos de novas ações”, ressaltou.

O Porto de Fortaleza também está crescendo em relação às exportações de frutas, após o arrendamento de uma área exclusiva para este tipo de operação e a implantação de quatro novas rotas para este mercado: Londres (Reno Unido), Roterdã (Países Baixos), Le Havre (França) e Vigo (Espanha), que desde setembro estão recebendo as frutas brasileiras e mantêm embarques agendados até fevereiro deste ano.

A estratégia fez as exportações de frutas quase dobrarem, sendo o melão uma das principais safras escoadas pelo complexo. Recentemente, o porto também abriu um gate (portão) exclusivo para embarque desse tipo de produto, chamado de corredor da fruta, com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos e atender às medidas de segurança e critérios de alfandegamento.

“Até pouco tempo a nossa média de exportação de fruta em TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) era de 50 mil. Com o novo arrendamento dedicado ao terminal de contêineres de frutas, só esse ano já vamos movimentar algo próximo a 90 mil TEU”, explicou Rinaldo.

Lira contou ainda que, para aumentar as exportações de frutas, o porto, junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, está estruturando um novo arrendamento para um terminal de frutas.

“Estamos estruturando um novo arrendamento para o terminal de frutas que está em fase de estudos no nosso poder concedente, que é o Ministério de Portos e Aeroportos. Com isso, estamos falando de uma perspectiva de, em até 25 anos, atingir 300 mil TEU/ano em contêiner refrigerado, que é o especializado para o transporte de frutas”, frisou.

 

Compartilhe:
TAGS Companhia Docas do Ceará Gestão de Negócios da empresa Porto de Fortaleza Rinaldo Lira sistema de pré-agendamento