Caminhão a bateria recebe conteiner em Houston
Internacional
Caminhões a bateria e autônomos, um novo mundo no Texas
O primeiro veículo de carga a bateria a operar no Porto de Houston já iniciou suas operações. Estado do Texas se destaca nesse tipo de tecnologia
O Porto de Houston começou a operar seu primeiro caminhão com emissão zero de carbono. Não por coincidência, esse ineditismo acontece no porto do Texas. O estado tem-se destacado pelo mais rápido crescimento no país e é hoje o centro de inovação com o desenvolvimento de caminhões autônomos para utilização em larga escala em suas operações.
O caminhão pioneiro em Houston é fabricado pela Nikola Corporation e resultou de uma parceria com a Sunburst Truck Lines. O veículo possui autonomia de até 563 quilômetros e é movido a bateria, que pode ser carregada em pouco mais de 90 minutos.
Seu uso faz parte de uma série de ações de sustentabilidade no porto, que já conseguiu reduzir a emissão de carbono em mais da metade, de 2016 a 2021, visando atingir a marca de emissão zero em carbono até 2050.
Segundo observa a publicação Port Strategy, o porto de Houston está atualizando a tecnologia empregada, melhorando a infraestrutura e equipamentos, além de ajudar a implementar corredores de transporte verdes e usar combustíveis alternativos e renováveis.
A Nikola Corporation planeja implantar entre 300 e 500 desses caminhões de emissão zero de sua fábrica no Arizona este ano. “O futuro coletivo do transporte rodoviário é verde, com uma pegada de carbono zero”, disse o presidente e executivo-chefe da Sunburst Truck Lines, Shaun Leone, à Port Strategy.
Caminhões autônomos
Para as empresas que trabalham para tornar os caminhões autônomos uma realidade no curto prazo, todos os caminhos levam ao Texas. Em artigo publicado pela Reuters, a jornalista Tina Bellon lembrou: “Vastas rodovias, um mercado de frete em expansão e, fundamentalmente, as leis menos restritivas que regem os veículos autônomos (AVs) nos Estados Unidos transformaram o Texas no local mais desejado do setor”.
Empresas como Aurora Innovation e TuSimple planejam implantar caminhões totalmente autônomos nas interestaduais do Texas no próximo ano, afastando-se dos testes atuais que incluem motoristas de segurança ao volante. A Waymo Via da Alphabet e a startup Gatik, que conta com o Wal-Mart como cliente, estão montando hubs no estado.
O Texas aprovou em 2017 sua lei de veículos autônomos (AV) permitindo o teste e a implantação de veículos autônomos sem a necessidade de registro especial, compartilhamento de dados ou requisitos adicionais de seguro.
O estado criou uma força-tarefa da indústria com cerca de 200 membros, incluindo empresas de AV, montadoras, pesquisadores e reguladores, com o objetivo de preparar o Texas para a nova realidade. Uma realidade que as empresas esperam no curto prazo. Mas que ainda há por convencer definitivamente quanto à efetiva segurança de tráfego deste mundo novo,