Nos oito primeiros meses deste ano, o Porto de Imbituba recebeu a atracação de 221 navios, tendo um aumento de 13,9% em relação ao mesmo período no ano anterior (Foto: Divulgação/SCPAR Porto de Imbituba)
Região Sul
Porto de Imbituba cresce 11% na movimentação e bate novo recorde
De janeiro a agosto, o complexo catarinense movimentou 5,68 milhões de toneladas, um recorde histórico
O Porto de Imbituba (SC) finalizou o acumulado do ano, até o mês de agosto, com um crescimento de 11% na movimentação de cargas em comparação com o mesmo período de 2023. De janeiro a agosto, o complexo soma 5,68 milhões de toneladas, registrando um novo recorde de produtividade em 2024.
Nos oito primeiros meses do ano, Imbituba recebeu a atracação de 221 navios, tendo aumento de 13,9% em relação ao mesmo período de 2023. Somente em agosto foram 31 atracações de embarcações.
Os maiores volumes operados no complexo no acumulado do ano foram coque de petróleo, contêineres, sal, farelos de soja e de milho e trigo. O destaque especial, no fluxo de cargas, foi a movimentação de mais de 331 mil toneladas de açúcar (granel) em apenas quatro meses de operação no presente ano, representando cerca de 6% da movimentação total de cargas do porto.
A liderança das exportações (51% do total) vem acompanhada de alta de 8,5% na tonelagem enviada ao exterior se comparado ao realizado no mesmo período de 2023. Em compensação, as importações (39% do total) tiveram um aumento de 20,8% na comparação com o mesmo período de 2023.
Os granéis sólidos representaram mais de 4,54 milhões de toneladas de cargas no acumulado do ano, crescimento superior a 6,4%. As cargas representam 80% de toda a movimentação, com destaque para o coque de petróleo, que operou mais de 1,4 milhão de toneladas.
Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as operações de exportação e importação em Imbituba movimentaram mais de 1,46 bilhão de dólares, no acumulado até agosto de 2024, crescimento de 18% em relação a 2023.