Sob coordenação da Infra S.A., o processo de atualização do Plano Mestre do Complexo de Imbituba e Laguna se deu de forma participativa envolvendo a comunidade portuária. Foto: Divulgação Fotos: Divulgação/SCPAR Porto de Imbituba
Região Sul
Porto de Imbituba fecha ano com recorde no volume de cargas
Complexo operou 7,7 milhões de toneladas de janeiro a dezembro
O Complexo Portuário de Imbituba, em Santa Catarina, fechou o ano de 2023 com um novo recorde na movimentação de cargas. Segundo divulgado pela Autoridade Portuária, o porto registrou a operação de 7,7 milhões de toneladas de janeiro a dezembro, resultando em um marco inédito anual e crescimento de 8% em comparação a 2022, quando foi alcançado o recorde anterior de 7,1 milhões de toneladas. Em relação ao número de atracações, foram atendidos 289 navios (+3,2%).
De acordo com a SCPAR Porto de Imbituba, a movimentação do último ano foi caracterizada, principalmente, pela operação de granéis sólidos (83% da movimentação total, sendo, destes, 55,2% minerais e 44,8% vegetais/agrícolas).
Ao longo de 2023, o Porto de Imbituba teve na lista de seus maiores volumes o coque de petróleo, os farelos de milho e soja, os contêineres, o sal e o milho, seguido da soja, fertilizantes, toras de madeira, hulha betuminosa, malte/cevada, trigo, dentre outros produtos.
No balanço do ano, o Porto apresentou uma média mensal de recebimento de 24 navios e operação de mais de 640 mil toneladas.
“Este resultado, além de contribuir para Imbituba se consolidar como uma alternativa logística competitiva, representa o aumento da quantidade média de cargas movimentadas por navio, que cresceu 4,7% na tonelagem em relação a 2022, reduzindo o frete de modo geral e trazendo maior eficiência”, avaliou o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.
O desempenho positivo ao longo do ano passado foi marcado por seis recordes mensais (fevereiro, março, abril, maio, novembro e dezembro), com destaque para o volume operado em abril, que se consolidou com o maior resultado mensal da história do Porto (767,8 mil toneladas).
Entre embarques e desembarques, as exportações lideraram o fluxo de trabalho do Porto, com 52,9% da movimentação total e crescimento de 48,7% se comparado a 2022. O principal destino das cargas foram os países asiáticos (China, Irã e Vietnã), além de Portugal e Estados Unidos.
No sentido inverso, as importações garantiram 35,8% das operações, mesmo apresentando retração de 19,9% em relação ao volume importado em 2022. As origens mais frequentes dos produtos ficaram por conta dos Estados Unidos, Chile, China, Argentina e Colômbia.
Segundo dados do Governo Federal, as operações de comércio exterior em Imbituba movimentaram mais de 2 bilhões de dólares entre janeiro e dezembro de 2023.
A cabotagem, navegação dentro do Brasil, representou 11,3% da movimentação do Porto, o que mostra uma queda de 7,9% na tonelagem da carga se comparado ao ano anterior.
“Tivemos grandes recordes em 2023, ao lado de grandes desafios operacionais, muitos deles relacionados aos eventos climáticos extremos, que já estão sendo solucionadas e que, em conjunto com as diversas ações que o Porto está fazendo, a exemplo da recuperação e reforço do Cais 3, derrocagem do Cais 1 e ampliação do Cais 2, trarão condições operacionais para que o Porto possa operar com mais eficiência, mais segurança e prestando um melhor serviço à sociedade”, comentou Urbano Netto.
Futuro
A expectativa da Autoridade Portuária, conforme previsto no Planejamento Estratégico da SCPAR, é de que o Porto movimente em torno de 8 milhões de toneladas em 2024.
O sucesso no campo operacional vem acompanhado da perspectiva de aplicação de aproximadamente R$ 620 milhões no complexo portuário em investimentos públicos e privados nos próximos quatro anos, visando ampliar a capacidade de atendimento à demanda do mercado.
“Com o apoio da comunidade portuária, que é responsável por esses resultados operacionais muito positivos, trabalharemos para fazer um novo ano de conquistas, gerando desenvolvimento para o Estado de Santa Catarina, em especial a Região Sul catarinense, que abriga o nosso porto”, afirmou Christiano Lopes, diretor de Assuntos Regulatórios e Jurídicos da SCPAR Porto de Imbituba.