Entre as cargas mais movimentadas pelo Porto de Imbituba no mês de setembro, o primeiro lugar é do coque de petróleo, seguido dos farelos de milho e soja, sal e soja em grãosFoto: Divulgação/SCPAR Porto de Imbituba
Região Sul
Porto de Imbituba fecha setembro com aumento de 11% na movimentação
Complexo catarinense atendeu 28 navios durante o mês e movimentou 625.556 toneladas
O Porto de Imbituba, em Santa Catarina, encerrou o mês de setembro com 625.556 toneladas movimentadas em seu complexo. O resultado obtido no mês passado representa um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados na última semana pela Autoridade Portuária catarinense.
Com 28 navios atendidos no mês, o destaque é para o segmento de granel sólido, que correspondeu a 87% da movimentação de setembro. Entre as cargas mais movimentadas no período, o primeiro lugar é do coque de petróleo, seguido dos farelos de milho e soja, sal e soja em grãos.
Segundo a Autoridade Portuária, do total movimentado, 47,22% do total correspondem à exportação, com 295.437 toneladas. Já a importação de produtos representou 38,4% das cargas movimentadas, seguida de 14,36% de cabotagem.
“Ficamos felizes com mais um recorde em Imbituba, mas muito mais com as boas expectativas que se apresentam para o último trimestre que se avizinha. Com foco e boa gestão, os resultados aparecem”, afirmou o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
Segundo o Diretor-presidente do Porto de Imbituba, Luís Antonio Braga Martins, a expectativa com os resultados conquistados no mês é de que o complexo tenha um novo recorde de movimentação até o final de 2023.
“Fechar mais um mês de 2023 com ótimos resultados é motivo de orgulho para toda a comunidade portuária de Imbituba. Com mais de 5,7 milhões de toneladas movimentadas até agora, a expectativa é de encerrar o ano com mais um recorde histórico de movimentação”, comentou o executivo.