![](https://portalbenews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/240611-porto-de-itajai-e-portonave-canal-de-acesso-1-e1738950967933.jpg)
Operações de carga geral no cais público poderão acontecer simultaneamente com a atracação de navios de cruzeiro (Foto: Divulgação)
Região Sul
Porto de Itajaí autoriza operação de carga durante atracação de cruzeiros
Nova medida anunciada pela Autoridade Portuária de Santos (APS) visa beneficiar escalas dos trabalhadores portuários avulsos (TPAs)
A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa pública que administra o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, anunciou que as operações de carga geral no complexo poderão ser realizadas durante a atracação de navios de cruzeiros. A medida foi anunciada nesta semana e visa beneficiar os trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de Itajaí.
O diretor de Operações da APS, Beto Mendes, esteve na cidade onde comunicou a nova medida durante reunião com trabalhadores e demais gestores do cais, entre eles o superintendente do Porto de Itajaí, André Bonini.
“Foram feitos ajustes para que o cais público possa receber as cargas mesmo enquanto os navios de turismo estiverem atracados, o que vai aumentar a oferta de serviço para os trabalhadores”, afirmou o executivo.
Até então, as operações de carga geral no cais público tinham de ser paralisadas durante a estada de navios de cruzeiro. Para a Autoridade Portuária, o embarque e desembarque de turistas de cruzeiros fazia com que a operação de carga geral ficasse prejudicada, causando a perda de serviços para os TPAs.
![](https://i0.wp.com/portalbenews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-18.08.24.jpeg?resize=1024%2C768&ssl=1)
Diretor de Operações da APS, Beto Mendes, anunciou nova medida na presença de trabalhadores, gestores e a comunidade portuária de Itajaí (Foto: Divulgação/APS)
A medida permite maior agilidade, pois, assim que os navios de cruzeiro desatracam, a carga já estará disponível para embarque, bem como aquela que estiver no pátio poderá ser movimentada.
“É uma ação relativamente simples, mas que traz emprego, renda e benefício para os trabalhadores e operadores portuários e fortalece a relação Porto-Cidade, ao girar a economia”, argumentou o presidente da APS, Anderson Pomini.
A temporada de cruzeiros 2024/2025 no Porto de Itajaí teve início em 18 de dezembro e seguirá até 14 de abril. De acordo com a Prefeitura, a previsão é de 154 mil passageiros e 45 mil embarques.
Dragagem
Durante o encontro, a diretoria da APS anunciou o início de uma nova campanha de dragagem, prevista para ser feita em cerca de dez dias, com objetivo de restaurar o calado operacional do Porto de Itajaí.
De acordo com a APS, os serviços já foram iniciados e a draga irá retirar sedimentos do canal de navegação (interno e externo), os berços de atracação e as bacias de evolução.