HUB
Porto de Itajaí prorroga contrato de dragagem de seu canal de navegação
A Superintendência do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, prorrogou o contrato de dragagem de seu canal de navegação e bacia de evolução por mais 12 meses. O serviço é realizado pela empresa de engenharia Van Oord, que utiliza a draga de sucção Ham 316 para manter a profundidade da via fluvial em 14 metros. As atividades ocorrem de forma ininterrupta, 24 horas por dia. A embarcação chegou ao complexo marítimo no mês passado e, desde então, já removeu 2,21 milhões de metros cúbicos de sedimentos. O total deve chegar a 4 milhões de metros cúbicos nesse próximo ano.
De acordo com o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, “com a assinatura do contrato de arrendamento transitório (do terminal de contêineres, retomando as operações no complexo marítimo), podemos garantir a manutenção do contrato com a draga. Isso nos garante os índices de profundidade necessários, item este que, nos últimos meses, foi extremamente difícil de manter em virtude do elevadíssimo volume de chuvas ocorridas em Itajaí”.
A Ham 316 atua em conjunto com a draga Njord, dragagem o canal de acesso ao porto, no Rio Itajaí-Açu, e as suas bacias de evolução em frente aos terminais de Itajaí e de Navegantes e na Baía Afonso Wippel, no Saco da Fazenda. O complexo marítimo é administrado pela Prefeitura de Itajaí.