HUB
Porto de Itajaí recebe maior navio de sua história
Itajaí 1
O Porto de Itajaí (SC) recebeu o maior navio de sua história nesse final de semana. O CMA CGM Amazônica, conteineiro com 336 metros de comprimento e 51 metros de largura (boca), atracou na manhã de sábado, no berço 2 da JBS Terminals, e zarpou nesse domingo. O cargueiro vinha do Porto de Santos (SP) e, após a operação no cais catarinense, realizada pela Seara (do Grupo JBS), rumou para Paranaguá (PR).
Itajaí 2
Para o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, a vinda do CMA CGM Amazônia é um marco para a retomada das atividades no porto no cenário nacional. O complexo portuário ficou cerca de dois anos sem operar contêineres, reiniciando suas atividades neste mês.
Ferrovias em alta 1
As ferrovias brasileiras registraram, no último mês de agosto, o maior volume de cargas transportadas dos últimos seis anos. Os dados, do Panorama Transportes da Infra S.A., foram publicados na quinta-feira passada e mostram que o setor atingiu a marca com 52,47 milhões de toneladas úteis, resultado 9,6% superior ao de agosto de 2023. No acumulado dos oito primeiros meses de 2024, a alta já chega a 4,96% e representa um total de 254,14 milhões de toneladas úteis até o momento. No setor aéreo, as cargas pagas movimentadas tiveram alta de 12% em relação a agosto de 2023, com 120,8 milhões de quilos em 2024, a variação anual desse setor acumulou alta de 9,1%.
Ferrovias em alta 2
Além dos crescimentos em volume de cargas transportadas, o setor de transportes gerou 13.663 admissões formais em agosto, com destaque para 11.567 novas contratações de profissionais que atuam no transporte rodoviário de cargas, segundo dados do Panorama Transportes da Infra S.A..
Abstenções nas eleições
O índice de abstenções nesse segundo turno das eleições municipais brasileiras, realizado nesse domingo, dia 27, chegou a 29,26%, um aumento de mais de sete pontos percentuais em relação ao primeiro turno, quando atingiu 21,68%. Em algumas cidades, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o percentual foi superior à parcela de votos obtida pelo candidato vitorioso. Esse cenário será investigado, para se descobrir as causas dessas ausências e tentar reduzir o não comparecimento nas eleições de 2026, disse na noite de domingo a presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia.