A parceria foi firmada entre representantes da diretoria do Porto de Itapoá com o grupo HMM (Hyundai Merchant Marine) em Busan, na Coréia do SulCrédito: Divulgação
Região Sul
Porto de Itapoá fecha novo serviço para ligação direta com portos da Ásia
Chamado de FIL, ele pretende conexão da América Latina com importantes portos asiáticos
O Porto de Itapoá, em Santa Catarina, anunciou um novo serviço que vai ligar o terminal portuário catarinense com os portos do continente asiático. Chamado de FIL (Far East – India – Latin America), a parceria foi firmada entre representantes da diretoria do Porto de Itapoá com o grupo HMM (Hyundai Merchant Marine) em Busan, na Coréia do Sul.
O serviço FIL visa a conexão da América Latina com importantes portos asiáticos, tais como: Busan, na Coréia do Sul, Xangai, na China, Singapura, Jacarta (Indonésia) e Kattupalli (Índia).
Conforme anunciado no encontro na Coreia, o primeiro navio a atracar em Itapoá será o MV. Hyundai Shanghai ETA IOA, que chegará no dia 8 de julho ao Brasil.
“Esse é um serviço relativamente novo oferecido pela HMM, mas muito interessante para transações comerciais com a Ásia. É mais uma opção oferecida aos nossos clientes que negociam cargas com países do continente”, afirmou Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá.
O serviço FIL foi anunciado pela HMM em outubro de 2021 e iniciou suas operações já em dezembro do mesmo ano. Devido aos impactos da pandemia da Covid-19, sofreu algumas alterações e agora retoma sua formatação original.
Os executivos do Porto Itapoá foram recebidos pela equipe da HMM: o gerente geral adjunto Equipe de Planejamento de Rede, WJ Kim; o gerente sênior, Equipe Global de Compras e Operações de Terminais, SeungKi Chang; o gerente sênior, Equipe de Gerenciamento de Comércio Emergente, S. C. Lee; o gerente sênior, líder Equipe Global de Compras e Operações de Terminais, Y. D. Yun; o gerente, Equipe de Gerenciamento de Comércio Emergente, Inkuk Kim; o gerente, Equipe de Gerenciamento de Comércio Emergente, Hyoyeon Kim.