sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O projeto de expansão aguarda autorização do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para iniciar a terceira fase das obras, que inclui a construção de um terceiro berço de atracação, capaz de atender até três navios simultaneamente, além da ampliação dos silos e armazéns. Foto: Divulgação/Emap

Região Nordeste

Porto do Itaqui investirá R$ 1,5 bi em expansão do Tegram 

23 de agosto de 2024 às 13:37
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Investimento é para atender crescente demanda na produção de grãos na região do Matopiba

O Porto do Itaqui, no Maranhão, se prepara para expandir o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) para atender ao crescimento expressivo da produção de grãos na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O projeto prevê um investimento de R$ 1,5 bilhão ao longo dos próximos 18 meses, com o objetivo de ampliar a capacidade de escoamento da produção.

Segundo um levantamento realizado pela agência Safras & Mercado para o Consórcio Tegram-Itaqui, a produção de soja na região do Matopi (Maranhão, Tocantins e Piauí) e parte do Mato Grosso deverá ter um aumento de 36,1%, o que representará um acréscimo de 8 milhões de toneladas, elevando a produção total para 29,9 milhões de toneladas. Esse crescimento é parte de uma expansão maior prevista para todo o Brasil, que deve ver sua produção de soja aumentar 19,1%, alcançando 194,5 milhões de toneladas na safra 2032/2033.

Além da soja, a produção de milho também deve crescer substancialmente na região do Matopi, com uma alta prevista de 34,5%, adicionando 4,6 milhões de toneladas e totalizando 17,8 milhões de toneladas. Esse incremento contribuirá para o crescimento da produção nacional de milho, que deverá subir 14,3%, chegando a 157 milhões de toneladas.

A expansão do Tegram é vista como essencial para garantir o escoamento eficiente dessa produção. O presidente do Consórcio Tegram-Itaqui, Marcos Pepe Bertoni, enfatizou a necessidade de investimentos em infraestrutura. “Sem a expansão do terminal, os produtores não conseguirão exportar o excedente de grãos. Hoje, 73% dos grãos embarcados no Porto de Itaqui têm como destino a China, enquanto 8% são enviados para a Europa”, disse.

O projeto de expansão aguarda autorização do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para iniciar a terceira fase das obras, que inclui a construção de um terceiro berço de atracação, capaz de atender até três navios simultaneamente, além da ampliação dos silos e armazéns.

A expectativa é que o terminal aumente sua capacidade total em 30%, passando dos atuais 16 milhões para 23,5 milhões de toneladas de grãos por ano, e a capacidade estática dos armazéns de 500 mil para 800 mil toneladas.

 

Compartilhe:
TAGS