Os espaços não são utilizados para a operação dos terminais pesqueiros e não comprometerão as atividades de descarga e beneficiamento de pescados do portoCrédito: Divulgação
Região Sul
Porto de Laguna autoriza uso temporário de área na temporada de verão
Espaços não operacionais serão utilizados para eventos no município
Duas áreas consideradas não operacionais do Porto de Laguna, em Santa Catarina, serão utilizadas para potencializar a temporada de verão no município. A SCPar Porto de Laguna autorizou a utilização temporária onerosa dos espaços para realização de tradicionais eventos que integram o calendário da cidade que recebe milhares de turistas todos os anos. Os termos de autorização temporários para o uso dos espaços foram assinados na última semana.
De acordo com a Autoridade Portuária, a Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Culturais de Laguna (LIBLOL) e a MS Organizações são as instituições autorizadas.
“O aproveitamento dos espaços do porto é uma iniciativa que estamos propondo desde que assumimos a secretaria. A orientação é encontrar soluções para dar viabilidade a este equipamento e esta parceria é algo que pode ser significativo para a estrutura e para a vocação turística e de eventos da cidade”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
A parceria entre a SCPar e as instituições é referente a áreas em datas alternadas que somam 30 mil m². Os espaços não são utilizados para a operação dos terminais pesqueiros e não comprometerão as atividades de descarga e beneficiamento de pescados do Porto de Laguna.
“As instituições organizadoras, pleiteavam trazer os eventos para a retroárea do Porto. Após a elaboração do Regulamento de Utilização com base nas normativas da SNPTA e Antaq, hoje disponibilizamos áreas do Porto de Laguna para realização desses eventos. O objetivo além de atender a demanda das organizações, é dar utilidade a uma área não operacional do Porto. Assim, todos ganham”, analisou o diretor de gestão e finanças da SCPar e responsável pelo Porto de Laguna, Jeferson Machado.
A MS Organizações foi autorizada a utilizar a área no período entre os dias 20 de dezembro de 2023 até 18 de janeiro de 2024, especificamente para os eventos ‘Churrascada Laguna’ e ‘Réveillon Viva’. Já a Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Culturais de Laguna (LIBLOL) recebeu autorização para organizar o ‘Carnaval 2024’ entre os dias 25 de Janeiro de 2024 e 23 de fevereiro de 2024.
De acordo com a SCPAR Porto de Laguna, ao final dos contratos os espaços deverão ser entregues limpos, livres e desimpedidos para uso imediato.