Para a Autoridade Portuária, o balanço é positivo e o crescimento tem se mantido devido às “características únicas” do Porto de Lisboa, que pode processar todo tipo de cargasCrédito: Divulgação
Portugal
Porto de Lisboa registra balanço positivo no primeiro quadrimestre de 2023
Movimentação cresceu 6,8% no período, contabilizando ao todo mais de 3,6 milhões de toneladas
O Porto de Lisboa, em Portugal, cresceu 6,8% nos primeiros quatro meses deste ano, contabilizando um total de 3.608.551 milhões de toneladas de carga movimentadas no período.
De acordo com o comunicado divulgado pela administração do complexo, o crescimento é justificado “pela melhoria no desempenho dos vários segmentos, nomeadamente da carga contentorizada, granéis líquidos, granéis sólidos, bem como o aumento do número de navios”.
Nos quatro primeiros meses de 2023 passaram pelo Porto de Lisboa 703 navios, sendo 536 de carga, 9% a mais do que no mesmo período do ano anterior.
Em relação a granéis líquidos e sólidos o porto movimentou, respectivamente, 478.166 mil e 1.761.051 milhão de toneladas, o que significa um crescimento de 10% em relação ante os mesmos meses do ano passado. A carga contentorizada chegou às 1,3 toneladas, crescimento de 2%, ou 20.744 mil toneladas a mais que no mesmo período do ano passado.
Para a Autoridade Portuária, o balanço é considerado positivo e o crescimento tem se mantido devido às “características únicas” do Porto de Lisboa, que pode processar todo tipo de cargas, “na eficiência dos seus terminais, na posição geoestratégica e na aposta da entidade em reforçar investimentos e recuperar rotas como as transatlânticas para os Estados Unidos, Brasil e Argentina”.