domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Por ser um porto tradicionalmente graneleiro, 80% da movimentação de cargas consistem na exportação e importação do granel sólido (Crédito: Divulgação)

Região Nordeste

Porto de Maceió fecha 2022 com alta de quase 10% na movimentação de cargas

27 de fevereiro de 2023 às 9:42
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Foram operadas mais de 2,35 milhões de toneladas de produtos ante 2,15 milhões no ano anterior

O Porto de Maceió (AL) registrou um aumento no volume de cargas de 9,23% em 2022. Foram movimentadas 2,35 milhões de toneladas no ano passado, enquanto em 2021, o porto da capital alagoana movimentou 2,15 milhões de toneladas. As informações foram divulgadas pela Administração do Porto de Maceió (APMC), no último dia 15.

As operações com carga geral se destacaram e contabilizaram um aumento de 446,67%. Em seguida aparece o granel líquido, com 12,18%, e depois o granel sólido, com 6,09%. 

Entre as modalidades de navegação, houve crescimento no transporte de longo curso, de 9,07%, e para a cabotagem, com 10,07%.

Entre os produtos transportados em 2022, lideram o ranking o açúcar em sacas, o açúcar a granel, o adubo, a gasolina e o melaço. Por ser um porto tradicionalmente graneleiro, 80% da movimentação de cargas consistem na exportação e importação do granel sólido, com destaque para o açúcar a granel. Outro produto com notoriedade nessa categoria é o sal, que teve um salto de 52,99% em importação.

O ano passado também foi positivo para o complexo portuário em relação ao turismo, que registrou mais navios de passageiros, garantindo movimentação turística no estado e fortalecendo a economia local. São 22 cruzeiros que farão escala no Porto de Maceió (AL) até abril de 2023.

O administrador do Porto de Maceió, o economista Diogo Holanda, disse que o crescimento nas movimentações reflete o trabalho realizado, que prioriza a estrutura, eficiência dos processos e buscas por melhorias operacionais.

“A nossa posição geográfica estratégica garante ao Porto de Maceió um excelente custo-benefício, o que favorece o crescimento das movimentações ano após ano”, explicou.

Ele também ressaltou a importância de priorizar a eficiência do fluxo portuário, com uma logística que garanta o bom funcionamento operacional e administrativo.

“Continuaremos em busca de melhorias e fazendo bom uso dos recursos, visando cada vez mais o desenvolvimento do setor portuário de Alagoas”, afirmou Holanda.

Compartilhe:
TAGS movimentação de cargas Porto de Maceió