O navio atendeu a 3R Petroleum, empresa que comprou campos de petróleo e gás do Polo Potiguar, então pertencentes à Petrobras. Divulgação
Região Nordeste
Porto de Natal descarrega equipamentos para perfuração de poços
Segundo a Codern, objetivo é movimentar mais cargas do tipo visando diversificação das atividades no porto potiguar
Desatracou na manhã desta terça-feira (3), no Porto de Natal (RN), o navio Bandura, vindo de Barranquilha, na Colômbia, trazendo uma sonda de perfuração de poços de petróleo e outros equipamentos, totalizando 1.500 toneladas. A operação marca a retomada, por parte da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), na movimentação de cargas do tipo para diversificar as atividades do porto potiguar.
O navio atendeu a 3R Petroleum, empresa que comprou campos de petróleo e gás do Polo Potiguar, então pertencentes à Petrobras. A aquisição também incluiu as instalações do Ativo Industrial de Guamaré (AIG), que compreende, entre outros ativos, unidades de processamento de gás natural e a refinaria de Clara Camarão.
Em 2022, a empresa já tinha utilizado o Porto de Natal para trazer equipamentos que atendem as operações da empresa no Estado. O Polo Potiguar abarca três subpolos de concessões: Canto do Amaro, que é formado por doze concessões de produção onshore (em terra); Alto do Rodrigues, que é formado por sete concessões de produção também em terra; e Ubarana, que é formado por três concessões localizadas em águas rasas, entre 10 e 22 km da costa do município de Guamaré.
Turismo
O Porto de Natal também tem feito movimentos para diversificar as atividades no cais. No começo do mês, autoridades do cais potiguar se reuniram com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) para discutir novas rotas de cruzeiros marítimos.
À ocasião, o diretor-presidente da CODERN, Nino Ubarana, afirmou que Natal tem um grande potencial turístico “com suas belas praias e extenso litoral. Estamos buscando inserir a cidade em novas rotas de cruzeiro com o apoio da Secretaria de Turismo de Natal e da CLIA”, disse ele.