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De acordo com os dados da Autoridade Portuária, a movimentação predominante via Porto de Natal foi de frutas, trigo e açúcar. Crédito: Divulgação

Região Nordeste

Porto de Natal fecha 2022 com aumento de 6,6% na movimentação de cargas

4 de janeiro de 2023 às 11:23
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Além da divulgação do resultado, a Codern anunciou a obtenção da Licença de Operação do porto, aguardada desde 2011

O Porto de Natal (RN) fechou 2022 com um acréscimo de 6,6% na movimentação de cargas se comparado a 2021. Foram cerca de 658 mil toneladas de produtos operadas via complexo natalense no ano passado, contra 617 mil operadas em 2021. 

O porto conseguiu também obter a sua licença de operação, esperada há mais de uma década, o que deve proporcionar maior segurança jurídica. As informações foram divulgadas ontem (3), pelo presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida. 

De acordo com os dados da Autoridade Portuária, a movimentação predominante foi de frutas, trigo e açúcar. 

Já a Licença de Operação do Porto de Natal, concedida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), era aguardada desde 2011, quando o processo foi iniciado. 

Segundo Carlos Eduardo, consta no processo que ao longo dos anos vários estudos e documentos foram protocolados, bem como análises técnicas e solicitações foram realizadas para que o objetivo de conquistar a emissão da licença fosse concretizado. “Esse licenciamento ambiental vai nos proporcionar mais segurança para atrair novos clientes”, afirmou o presidente.

A diretoria mencionou ainda os principais feitos dos últimos quatro anos que contribuíram para o crescimento da Companhia, como a implementação de 72 indicadores de gestão e reuniões de compliance que buscaram melhorar a saúde financeira da empresa.

O presidente destacou também o arrendamento do Terminal Salineiro de Areia Branca, que resultou em R$ 164 milhões em investimentos na infraestrutura do ativo, a geração de novos empregos e a recuperação do International Ship and Port Security Code (ISPS Code). 

Segundo Eduardo, “em breve’, o Porto de Natal também deve recuperar o seu ISPS Code, perdido em 2013. O código internacional garante aos portos, perante os operadores portuários nacionais e internacionais, a segurança do ambiente portuário. 

Durante a coletiva, foram destacadas ainda a retomada do processo de incorporação da área do antigo Maruim, que vai proporcionar a ampliação da área operacional do Porto de Natal em mais de 6 mil m2, em um processo que, segundo a estatal, está em Brasília em trâmite final; a conquista do segundo lugar na premiação da Antaq que verifica o Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP); e a classificação, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), como a segunda Companhia Docas mais transparente do Brasil.

Também foram citadas a Reanálise de contratos; a Negociação de impostos federais e a busca de novos negócios.

 

 

 

 

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