Se consolidada, a exportação de sal pode ser o início de uma nova carga a ser movimentada com frequência no Porto de Natal, por meio de “big bags”Crédito: Divulgação/Codern
Região Nordeste
Porto de Natal realiza operação experimental
Cinco mil toneladas do produto serão enviadas aos EUA em big bags
O Porto de Natal (RN) está realizando ao longo desta semana uma operação experimental de embarque de sal em big bags. A movimentação inicial deve enviar cerca de 5 mil toneladas de sal aos Estados Unidos.
A iniciativa, segundo a Companhia Docas Do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o complexo portuário, é ampliar o portfólio de cargas do porto.
Se consolidada, a exportação de sal pode ser o início de uma nova carga a ser movimentada com frequência no terminal portuário potiguar, por meio de “big bags” – embalagens flexíveis de transporte de volumes médios que podem ser usadas para armazenar qualquer tipo de granulado ou até mesmo líquidos, com segurança, resistência e maleabilidade.
Segundo o diretor-presidente do porto, Nino Ubarana, a estimativa do plano piloto da Codern aponta que, se a operação der certo, as próximas devem embarcar de 12 a 14 mil toneladas de sal por navio.
“Nós estamos atendendo a uma demanda logística de clientes. Isso significa mais receita para a Codern e para o Rio Grande do Norte, pelos impostos. Além de movimentar a economia, ainda gera emprego e renda”, ressaltou Nino, destacando o apoio da equipe técnica da Companhia para viabilizar a operação.
De acordo com a Autoridade Portuária, a movimentação mostra que o Porto de Natal tem capacidade de pluralidade de cargas, além da já tradicional operação de exportação de frutas, que terá início em agosto e será feita pela empresa GreenSea, que assumiu o transporte após a CMA CGM deixar de operar no porto.
A previsão é de embarcar 10 mil pallets por semana na safra de melões e melancias que se aproxima.