A capacidade de carregamento dos navios de granéis sólidos em Paranaguá aumentará cerca de 2 mil toneladas, tanto para recebimento de cargas quanto para embarques. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Região Sul
Porto de Paranaguá amplia capacidade com calado de 13,1 m
Nova medida foi anunciada pela Autoridade Portuária após obras de dragagem e derrocagem
A Portos do Paraná anunciou nesta semana o aumento operacional no calado em diversos pontos da Baía de Paranaguá. O calado teve aumento de 30 centímetros, passando para 13,1 metros. De acordo com a Autoridade Portuária, a capacidade de carregamento dos navios de granéis sólidos terá um acréscimo de cerca de 2 mil toneladas, tanto para recebimento de cargas quanto para os embarques.
A atualização do calado operacional entrou em vigor no final de novembro e foi divulgada na Portaria nº 306/2024, da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência nos Portos de Paranaguá e Antonina – Edição 2024.
“Essa conquista operacional só foi possível graças à finalização das obras de derrocagem e ao trabalho conjunto entre a Portos do Paraná, a Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos do Paraná, a Praticagem local e a comunidade portuária de um modo geral. A medida proporciona mais segurança operacional e eleva a produtividade das operações, principalmente na exportação de soja e importação de fertilizantes”, destacou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
Segundo a Autoridade Portuária, com a remoção de parte da Pedra da Palangana, localizada no canal de acesso, a passagem entre o canal de acesso a Paranaguá e Bacia de Evolução, foi facilitada, trazendo mais segurança e reduzindo os riscos das manobras.
Além do aumento de calado, foi retirada a restrição para o uso de maré, sendo possível navegar com o calado de 13,10 m na maré zero, o que amplia ainda mais as janelas de navegação na Portos do Paraná.
“Com o calado maior, vamos poder receber navios mais pesados, que realizarão manobras e operações com maior segurança e eficiência no Porto de Paranaguá. Além disso, a redução do tempo de espera para atracação e desatracação oferece uma vantagem financeira aos clientes, que podem operar um volume maior de mercadorias em uma única viagem de forma mais rápida”, explicou Garcia.
Ampliações
Ao todo, 11 berços e dois píeres também tiveram aumento de calado. O berço 201, que compõe o corredor de exportação oeste, e os berços 202 e 204, responsáveis pela movimentação de granéis sólidos de exportação e carga geral, passaram de 12,8m para 13,1m.
Os berços 209 e 211, dedicados à movimentação de fertilizantes, assim como os berços 212, 213 e 214, conhecidos como o corredor de exportação leste, também tiveram o aumento de 12,8m para 13,1m. Parte do berço 208, que opera fertilizantes, passou de 11 metros para 13,1m.