A peça saiu de Erechim, no Rio Grande do Sul, em um caminhão acoplado a uma plataforma com 14 eixos, tracionado por cavalos mecânicos.Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná
Região Sul
Porto de Paranaguá realiza embarque de peça de autoclave com 15 metros de comprimento
Equipamento seguirá por cabotagem até o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro
Nesta semana, a Portos do Paraná embarcou uma peça de 15 metros de comprimento para transporte em navio no Porto de Paranaguá. Trata-se da maior parte indivisível de uma autoclave, que além dos 15 metros de comprimento, possui ainda 7 metros de largura e 5 metros de altura, pesando 108 toneladas. De acordo com a Autoridade Portuária, o equipamento seguirá até o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro.
A peça de autoclave saiu do município de Erechim, no Rio Grande do Sul, em um caminhão acoplado a uma plataforma com 14 eixos, tracionado por cavalos mecânicos.
Mesmo chamando bastante atenção devido à sua complexidade, esta não foi a primeira operação do tipo realizada no Complexo de Paranaguá. Segundo o diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, foi exigido um grande cuidado no processo de planejamento.
. “A operação de embarque deste grande equipamento já vinha sendo planejada há meses e envolveu tanto as equipes de operações e da Guarda Portuária, agência marítima, Polícia Rodoviária Federal e autoridades municipais”, explicou.
A carga em questão é definida como carga projeto: material que possui medidas, dimensões e peso fora dos padrões para embarque.
De acordo com o gerente de fiscalização de operações portuárias, Fernando Pinheiro Dias, foram necessários alguns preparativos no local de movimentação para a barcaça, como a organização da operação de embarque (com retirada das defensas de proteção dos navios) e a integração da equipe operacional.
A segunda etapa foi a atracação da balsa, a movimentação interna e embarque da carga com início da peação (que é a amarração da autoclave utilizando equipamentos para garantir fixação e segurança ao longo do trajeto). A última etapa foi de finalização da carga para envio ao destino, que aconteceu na quarta-feira (22).
“Todo o conjunto: carreta, cavalo, mecânico e a própria peça da autoclave foram embarcados em sua totalidade na barcaça, que seguirá a viagem com o rebocador até o destino final com planejamento do operador portuário e da agência marítima. As outras peças da autoclave são menores e seguiram por via terrestre até o destino final. O Porto de Paranaguá foi o primeiro a mostrar eficiência no transporte desta peça por cabotagem”, analisou.
De acordo com a Autoridade Portuária, a carga seguirá por cabotagem até o Porto de Itaguaí. O destino final do equipamento será uma fábrica em Betim, em Minas Gerais. Ela será utilizada para retirada da umidade do transformador da empresa, durante o processo de fabricação.
Transporte terrestre
Para receber a autoclave no Porto de Paranaguá, foi realizada uma megaoperação no início do mês. O deslocamento em segurança ao longo da cidade envolveu a Guarda Portuária, Copel, companhias de telefonia e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para que a carga seguisse em segurança, foi preciso interditar vias e içar fios, além de remover pilares e vigas cravadas no canteiro central.
O comboio acessou a faixa portuária pelo portão de cargas especiais, o qual armazenou a autoclave no pátio da retroárea do berço 214. Após a chegada ao Porto de Paranaguá, foram necessários mais alguns dias de operação.