Até o momento, o Porto de Paranaguá já movimentou 84.128 veículos neste ano de 2023, sendo 30.573 para importação e 53.555 para exportaçãoCrédito: Capitania dos Portos do Paraná
Região Sul
Porto de Paranaguá recebe operação inédita para atracação de navio
Segundo Autoridade Portuária, operação ocorreu no berço 219, construído para receber navios de cargas ro-ro
Em uma atracação inédita, 272 cargas rolantes foram movimentadas no navio Bosporus Highway no berço 219 no Porto de Paranaguá no último dia 12. O novo berço foi construído para a chegada de navios ro-ro, especializados em cargas rolantes e a operação permitiu uma atracação na perpendicular em comparação aos outros navios.
A operação foi realizada em conjunto entre a Autoridade Portuária dos portos de Paranaguá e Antonina (APPA), a Praticagem e a Capitania dos Portos do Estado do Paraná (CPPR).
A nova área onde ocorre a operação é resultado de um projeto a longo prazo, iniciado em 2016, de ampliação da empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
“Para a expansão do terminal havia a necessidade de um berço exclusivo para a operação de cargas gerais e cargas rolantes. Com aprovação do licenciamento ambiental foi construída a estrutura, realizada obras de dragagem pela Portos do Paraná e simulação de manobras”, explicou Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná.
Para a atracação e operação dos 164 veículos e 108 máquinas foi realizada ampla comunicação à comunidade pela mídia local; sinalização da área e, durante a operação, três embarcações estiveram presentes no Canal da Cotinga, orientando o trânsito de pilotos na região.
Até o momento, o Porto de Paranaguá já movimentou 84.128 veículos em 2023, sendo 30.573 para importação e 53.555 para exportação.
“Esta nova operação com certeza vai trazer mais disponibilidade de berços, eficiência em movimentação e atratividade para as operações do porto”, comentou Vieira.
A utilização do novo berço exclusivo para cargas rolantes pode beneficiar também o arrendamento do terminal denominado PAR12, que foi arrematado pela Ascensus Group em 2021, o qual possui um pátio para armazenagem estática de 4 mil veículos.