Os maiores graneleiros recebidos no Porto de Paranaguá medem cerca de 293m e estão aptos a carregar mais de 100 mil toneladas de carga (Claudio Neves/Portos do Paraná)
Região Sul
Porto de Paranaguá tem dez berços operando com calado maior
Em média, cada metro de calado operacional significa cerca de 7 mil toneladas a mais de grãos, ou 300 contêineres extras, por navio
Dez dos 18 berços do Porto de Paranaguá (PR), estão operando com calado maior neste ano, o que tem resultado em ganhos operacionais, com a entrada de navios maiores e melhor aproveitamento da capacidade de carga nos diversos segmentos.
Segundo balanço divulgado pela Portos do Paraná, os berços 205/206, destinados para carga geral, passaram de 10,90 para 12 metros, e os berços 209 e 211, destinados à descarga de granéis sólidos de importação, ampliaram o calado de 11,30 m para 12,50 m.
Os três berços do Corredor Leste de Exportação — 212, 213 e 214 — foram de 12,50 m a 12,80 m. E, mais recentemente, os berços dedicados às operações de contêineres — 216, 217 e 218 — foram de 12,30 m a até 13 m de calado.
De acordo com a Autoridade Portuária, a ampliação do calado tem impacto direto na capacidade de embarque e reduz os custos operacionais, garantindo maior competitividade dos portos paranaenses no mercado internacional. Em média, cada metro de calado operacional significa cerca de 7 mil toneladas a mais de grãos, ou 300 contêineres extras, por navio.
“Podemos atribuir os ganhos operacionais ao avanço da obra de derrocagem, ao alargamento do canal de acesso pela última obra de dragagem, às adequações do balizamento e sinalizações náuticas e à criação de um novo grupo técnico para orientar essas operações”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Designado pela Portaria 094/2022, o grupo reúne a Portos do Paraná, Praticagem e Capitania dos Portos e tem o objetivo de obter ganhos operacionais e cuidar da manutenção dos mesmos.
“E a nossa expectativa é que tenhamos novos ganhos a partir da dragagem dos berços que está prevista para o 1° semestre de 2023 e com o término da derrocagem”, completou Garcia.
Cattalini
A Cattalini Terminais Marítimos, que é um Terminal de Uso Privativo (TUP), ampliou o calado do berço externo de 12,5 m para 12,8 m. “O incremento tem impacto direto na capacidade de carga dos navios com ganho potencial de movimentação de aproximadamente 2.100 toneladas de granéis líquidos por navio”, disse o diretor-presidente da Cattalini, José Paulo Fernandes.
Navios
O berço externo do píer privativo da Cattalini pode receber navios com capacidade para até 70 mil toneladas de carga e 229 metros de comprimento.
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) tem recebido navios com 335 m, mas pode receber até 368 m. No último dia 10, o TCP recebeu o porta-contêineres APL Yangshan, maior navio em comprimento de sua história, com 347 m e capacidade para até 10,8 mil TEU.
No final de outubro, o porta-contêineres Rio de Janeiro Express, do armador alemão Hapag Lloyd (335 metros), atracou com capacidade de até 13.312 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Os maiores graneleiros recebidos no Porto de Paranaguá medem cerca de 293 m e estão aptos a carregar mais de 100 mil toneladas de carga. É o caso do navio Maran Astronomer, previsto para atracar e carregar, nesta semana, quase 103 mil toneladas de farelo de soja no berço 214 do Corredor Leste de Exportação.