sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Porto de Pecém propõe alternativa logística para algodão do Nordeste

Atualizado em: 15 de novembro de 2024 às 9:08
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Algodão 1
O Porto de Pecém (CE) quer atrair parte do algodão que, hoje, é exportado pelo Porto de Santos (SP). A atenção está voltada principalmente para a produção com origem nos estados da Região Nordeste. Atualmente, o complexo santista responde por 90% dos embarques do algodão brasileiro para o exterior – o Brasil é líder mundial na exportação do produto. 

Algodão 2
Para tentar atrair os carregamentos de algodão, diretores do Porto de Pecém, operadores de terminais e exportadores da região se reuniram, na última semana, com representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). No encontro, foi citado que o Porto de Santos vem registrando sobrecargas nesses embarques e até atrasos.

Algodão 3
O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, afirmou que os produtores têm estudado alternativas para o escoamento do algodão, de modo a reduzir custos e ampliar a competitividade do produto. “Um diferencial do Pecém é que ele consegue transportar algodão de uma forma mais rápida para a Ásia. Isso é uma vantagem, porque o comprador quer rapidez na entrega. O Pecém pode exportar algodão do Tocantins, do Maranhão, do Piauí, que pode ser mais competitivo que o próprio algodão da Bahia”, argumentou. 

 

Algodão 4
Para atrair essa carga, o gerente de negócios portuários de Pecém, Raul Viana, destaca que o complexo cearense é o caminho natural para o escoamento da produção nordestina “No nosso ponto de vista, não faz sentido: descer a carga daqui para embarcar por Santos para exportação, tendo o Pecém do seu lado, por exemplo. Nossa intenção é mostrar para o mercado a oportunidade de considerarem o Pecém como mais um parceiro para escoar a produção de forma mais fluida”, explicou.

 

Algodão 5
Mas o uso do Porto de Pecém pelos exportadores também envolve desafios. Apesar da direção do complexo afirmar que pode ajustar custos para ampliar a competitividade, o transporte no Ceará enfrenta uma dificuldade pontual – um trecho da BR-020 não é pavimentado, dificultando a movimentação da carga.

 

Audiência
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizará na próxima terça-feira, dia 19, a partir das 10 horas, uma audiência pública para debater as normas de autorização para as empresas que desejam operar serviços de navegação. A sessão será transmitida pelo canal da Antaq no Youtube.

Compartilhe:
TAGS algodão hub nordeste Pecém